Tem início a campanha de vacinação contra a Gripe no Estado

Foto: James Tavares / Secom-SC.
Foto: James Tavares / Secom-SC.

Nesta segunda-feira, dia 25 de abril, teve início a campanha de vacinação contra a gripe em Santa Catarina. Estão à disposição do Estado quase 1,76 milhão de doses. Já de início, SC recebeu 754.130 doses, o que equivale a 42,8% do total previsto para a campanha.

A função do medicamento é proteger contra os vírus influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e B por um ano. A campanha visa a redução das complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para a vacinação.

O governador do Estado, Raimundo Colombo, acompanhou o lançamento da campanha e recebeu sua dose da vacina no Posto João Paulo, em Florianópolis, no início da manhã desta segunda (25/04).

“A vacina já está disponível. Fazemos um apelo para que todos que estão nos grupos prioritários compareçam aos postos e recebam a vacina. Não dói, e não há reações adversas graves, atua na prevenção, é segura e, além disso, evita complicações causadas pelo vírus. Tenho certeza que com isso vamos diminuir o risco que hoje estamos enfrentando com a gripe”, disse o governador.

Vacinar 80% das 1.739.814 pessoas dos grupos prioritários é a meta de Santa Catarina nessa campanha que vai até o próximo dia 20 de maio.

Idosos (acima de 60 anos), crianças entre seis meses e cinco anos de idade, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, doentes crônicos, profissionais de saúde, indígenas, trabalhadores e detentos do sistema prisional devem ser vacinados. Cerca de 1,7 mil unidades de saúde com salas de vacinação estarão aptas para imunizar a população, com o envolvimento de 6,6 mil profissionais da área de Saúde em todo o Estado.

A importância da vacinação e a gravidade da doença foram destacadas pelo secretário de Estado da Saúde, Murilo Capella. “Todos que estão nestes grupos devem tomar vacina, mesmo que estejam gripadas. A gripe é uma doença grave, e é muito mais grave aos grupos prioritários, que em 2015, tiveram 87% dos casos de óbito. A vacina deixa as pessoas mais protegidas para enfrentar o inverno, pois é principalmente a época mais crítica”.

Dia D

No próximo sábado, dia 30 de abril, será realizado o dia D de mobilização em todos os municípios catarinenses. Os postos de vacinação ficarão abertos das 08h00min às 17h00min.

Não se recomenda essa vacina a pessoas com alergia ao ovo, uma vez que ele é usado em sua fabricação, bem como a quem já apresentou reação anafilática ou alérgica a essa vacina.

Confira as categorias de risco clínico com indicação para vacina contra influenza:
Doença respiratória crônica
Doença cardíaca crônica
Doença renal crônica
Doença hepática crônica
Doença neurológica crônica
Diabetes
Pacientes imunodeprimidos
Obesos grau III
Transplantados
Portadores de trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Sídrome de Wakany, dentre outras.

 

Confira as dicas divulgadas pelo Governo do Estado de Santa Catarina sobre como evitar a gripe:

É essencial lavar e higienizar as mãos com frequência, principalmente antes de consumir qualquer alimento;
Ao tossir ou espirrar, proteja o rosto com um lenço ou o antebraço;
Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
Higienize as mãos após tossir ou espirrar;
Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas
Mantenha os ambientes bem ventilados;
Evite contato próximo a pessoas que apresentem sintomas de gripe.

 

Outra recomendação do Governo do Estado é que, ao perceber sintomas da gripe, o paciente deve:

Procurar imediatamente um serviço de saúde a fim de buscar tratamento adequado;
Após o início do tratamento, deve-se evitar sair de casa no período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas);
Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados
Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

 

* Pessoas do grupo de risco devem buscar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para tomarem a vacina. A apresentação da carteira de vacinação não é obrigatória, mas é necessária para a atualização de outras vacinas no calendário de vacinação.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook