
Tem início a campanha de vacinação contra a Gripe no Estado


Nesta segunda-feira, dia 25 de abril, teve início a campanha de vacinação contra a gripe em Santa Catarina. Estão à disposição do Estado quase 1,76 milhão de doses. Já de início, SC recebeu 754.130 doses, o que equivale a 42,8% do total previsto para a campanha.
A função do medicamento é proteger contra os vírus influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e B por um ano. A campanha visa a redução das complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para a vacinação.
O governador do Estado, Raimundo Colombo, acompanhou o lançamento da campanha e recebeu sua dose da vacina no Posto João Paulo, em Florianópolis, no início da manhã desta segunda (25/04).
“A vacina já está disponível. Fazemos um apelo para que todos que estão nos grupos prioritários compareçam aos postos e recebam a vacina. Não dói, e não há reações adversas graves, atua na prevenção, é segura e, além disso, evita complicações causadas pelo vírus. Tenho certeza que com isso vamos diminuir o risco que hoje estamos enfrentando com a gripe”, disse o governador.
Vacinar 80% das 1.739.814 pessoas dos grupos prioritários é a meta de Santa Catarina nessa campanha que vai até o próximo dia 20 de maio.
Idosos (acima de 60 anos), crianças entre seis meses e cinco anos de idade, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, doentes crônicos, profissionais de saúde, indígenas, trabalhadores e detentos do sistema prisional devem ser vacinados. Cerca de 1,7 mil unidades de saúde com salas de vacinação estarão aptas para imunizar a população, com o envolvimento de 6,6 mil profissionais da área de Saúde em todo o Estado.
A importância da vacinação e a gravidade da doença foram destacadas pelo secretário de Estado da Saúde, Murilo Capella. “Todos que estão nestes grupos devem tomar vacina, mesmo que estejam gripadas. A gripe é uma doença grave, e é muito mais grave aos grupos prioritários, que em 2015, tiveram 87% dos casos de óbito. A vacina deixa as pessoas mais protegidas para enfrentar o inverno, pois é principalmente a época mais crítica”.
Dia D
No próximo sábado, dia 30 de abril, será realizado o dia D de mobilização em todos os municípios catarinenses. Os postos de vacinação ficarão abertos das 08h00min às 17h00min.
Não se recomenda essa vacina a pessoas com alergia ao ovo, uma vez que ele é usado em sua fabricação, bem como a quem já apresentou reação anafilática ou alérgica a essa vacina.
Confira as categorias de risco clínico com indicação para vacina contra influenza:
Doença respiratória crônica
Doença cardíaca crônica
Doença renal crônica
Doença hepática crônica
Doença neurológica crônica
Diabetes
Pacientes imunodeprimidos
Obesos grau III
Transplantados
Portadores de trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Sídrome de Wakany, dentre outras.
Confira as dicas divulgadas pelo Governo do Estado de Santa Catarina sobre como evitar a gripe:
É essencial lavar e higienizar as mãos com frequência, principalmente antes de consumir qualquer alimento;
Ao tossir ou espirrar, proteja o rosto com um lenço ou o antebraço;
Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
Higienize as mãos após tossir ou espirrar;
Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas
Mantenha os ambientes bem ventilados;
Evite contato próximo a pessoas que apresentem sintomas de gripe.
Outra recomendação do Governo do Estado é que, ao perceber sintomas da gripe, o paciente deve:
Procurar imediatamente um serviço de saúde a fim de buscar tratamento adequado;
Após o início do tratamento, deve-se evitar sair de casa no período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas);
Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados
Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
* Pessoas do grupo de risco devem buscar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para tomarem a vacina. A apresentação da carteira de vacinação não é obrigatória, mas é necessária para a atualização de outras vacinas no calendário de vacinação.
Leia também:
Itapoá é contemplada com nova tecnologia de radiocomunicação do Corpo de Bombeiros
Porto Itapoá marca presença na “Intermodal South America” pelo 13º ano consecutivo
“Final de ciclo”, por Thiago Gusso
Relacionado
Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com
Publicar comentário