Primeiro evento do Coral Vozes da Babitonga fora de Itapoá foi um sucesso
No último domingo, dia 15 de novembro, o grupo itapoaense fez parte da programação de um concerto realizado na Paróquia Cristo Redentor, em Joinville, juntamente com a Orquestra Prelúdio, daquela Cidade.
Antes, houve uma celebração religiosa, a qual foi seguida de uma bela apresentação intitulada “Cantar é Preciso”, em que o Coral Vozes da Babitonga foi aplaudido de pé.
Na abertura, do evento, Helmuth Alfonso Kirinus – o professor Mutti – proponente do projeto que originou o Coral realizou a abertura do evento, explicando a origem do grupo de vozes itapoaenses, que se deu através da Lei Rouanet, incentivo fiscal do Governo Federal, por meio de patrocínio do Porto Itapoá. Mutti também comentou sobre o nome da apresentação – Cantar é Preciso – que faz uma referência ao poema “Palavras de Pórtico” do poeta português Fernando Pessoa e ainda homenageia o Porto Itapoá.
Em seguida, houve a participação da soprano Karla Ziemer com duas peças e a explanação do maestro Rafael Huch, que explicou como funciona o processo de formação e amadurecimento de um coral. A cada canção, muitos aplausos eram ouvidos.
Após se apresentarem, os coralistas de Itapoá assistiram a bela apresentação da Orquestra Prelúdio, que apresentou o fruto do seu trabalho, desenvolvido desde março de 2011, quando estudantes e profissionais da música de Joinville passaram a exercitar a prática musical em conjunto. Conduzidos pelo maestro Rafael Daniel Huch (mesmo que rege o Coral Vozes da Babitonga), diretor e regente à frente da Orquestra desde o início dos trabalhos, o grupo se apresenta regularmente em sua cidade de origem (Joinville), interpretando grandes obras do repertório clássico e popular. Tendo a aproximação com o público de todas as regiões da cidade como um de seus objetivos principais, a Orquestra realiza apresentações gratuitas na forma de Concertos Didáticos e Ensaios Abertos, incentivando e desenvolvendo a apreciação da música erudita. No programa apresentando pela Orquestra nessa ocasião esteve um pouco do trabalho realizado no ano de 2015. Ao final, a Orquestra recebeu muitos aplausos.
O ponto alto da apresentação foi quando a solista Karla Ziemer cantou Aleluia KV 147 de Mozart, juntamente com a Orquestra Prelúdio, com direito a bis após o pedido do público.
O Coral Vozes da Babitonga agradece ao vereador itapoaense Carlito Custódio Júnior, que gentilmente cedeu o ônibus da Transtusa para o transporte do grupo até Joinville, viabilizando a apresentação dos coralistas.
Desde já, todos estão convidados a prestigiarem a próxima apresentação do Coral, chamada “Acalantos de Belém”, que ocorrerá às 21h00min do próximo dia 04 de dezembro, na Igreja Católica Matriz de Itapoá, em Itapema do Norte.
Leia também:
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB - 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Ne...
Nascido em Itapoá no ano de 1971, Jefinho, como é conhecido, conta que seu pai e avô estiveram entre os pioneiros da cidade, tendo fundado uma serraria nos anos 1970. Vereador por três mandatos consecutivos (de 2009 a 2020), o ex-prefeito e agora pre...