Primeiro evento do Coral Vozes da Babitonga fora de Itapoá foi um sucesso

FOTO: Coral Vozes da Babitonga / Divulgação.
FOTO: Coral Vozes da Babitonga / Divulgação.

No último domingo, dia 15 de novembro, o grupo itapoaense fez parte da programação de um concerto realizado na Paróquia Cristo Redentor, em Joinville, juntamente com a Orquestra Prelúdio, daquela Cidade.

Antes, houve uma celebração religiosa, a qual foi seguida de uma bela apresentação intitulada “Cantar é Preciso”, em que o Coral Vozes da Babitonga foi aplaudido de pé.

Na abertura, do evento, Helmuth Alfonso Kirinus – o professor Mutti – proponente do projeto que originou o Coral realizou a abertura do evento, explicando a origem do grupo de vozes itapoaenses, que se deu através da Lei Rouanet, incentivo fiscal do Governo Federal, por meio de patrocínio do Porto Itapoá. Mutti também comentou sobre o nome da apresentação – Cantar é Preciso – que faz uma referência ao poema “Palavras de Pórtico” do poeta português Fernando Pessoa e ainda homenageia o Porto Itapoá.

Em seguida, houve a participação da soprano Karla Ziemer com duas peças e a explanação do maestro Rafael Huch, que explicou como funciona o processo de formação e amadurecimento de um coral. A cada canção, muitos aplausos eram ouvidos.

Após se apresentarem, os coralistas de Itapoá assistiram a bela apresentação da Orquestra Prelúdio, que apresentou o fruto do seu trabalho, desenvolvido desde março de 2011, quando estudantes e profissionais da música de Joinville passaram a exercitar a prática musical em conjunto. Conduzidos pelo maestro Rafael Daniel Huch (mesmo que rege o Coral Vozes da Babitonga), diretor e regente à frente da Orquestra desde o início dos trabalhos, o grupo se apresenta regularmente em sua cidade de origem (Joinville), interpretando grandes obras do repertório clássico e popular. Tendo a aproximação com o público de todas as regiões da cidade como um de seus objetivos principais, a Orquestra realiza apresentações gratuitas na forma de Concertos Didáticos e Ensaios Abertos, incentivando e desenvolvendo a apreciação da música erudita. No programa apresentando pela Orquestra nessa ocasião esteve um pouco do trabalho realizado no ano de 2015. Ao final, a Orquestra recebeu muitos aplausos.

O ponto alto da apresentação foi quando a solista Karla Ziemer cantou Aleluia KV 147 de Mozart, juntamente com a Orquestra Prelúdio, com direito a bis após o pedido do público.

O Coral Vozes da Babitonga agradece ao vereador itapoaense Carlito Custódio Júnior, que gentilmente cedeu o ônibus da Transtusa para o transporte do grupo até Joinville, viabilizando a apresentação dos coralistas.

Desde já, todos estão convidados a prestigiarem a próxima apresentação do Coral, chamada “Acalantos de Belém”, que ocorrerá às 21h00min do próximo dia 04 de dezembro, na Igreja Católica Matriz de Itapoá, em Itapema do Norte.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook