Fluxo de atendimento a pacientes com suspeitas de H1N1 na região é definido
Nesta sexta-feira, dia 08 de abril, a 23ª Gerência de Saúde de Santa Catarina definiu, juntamente com os 13 municípios da macrorregião Nordeste (que inclui Joinville, São Francisco do Sul, Garuva e Itapoá) como deve ser o fluxo de pacientes com suspeita de gripe H1N1, de forma especial em relação às cidades onde não há hospitais. A definição ocorreu em reunião realizada na sede da ADR (Agência de Desenvolvimento Regional) de Joinville, da qual participaram todos os secretários municipais de saúde da região, além de representantes dos hospitais públicos e privados.
De acordo com Henrique Deckmann, gerente da 23ª Gerência de Saúde, nas cidades em que não existe serviço médico de média e alta complexidade, o encaminhamento deverá ser realizado pela Central de Regulação de Internação de Leitos. Já nos demais locais, a população deverá buscar as UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) e, somente em caso de urgência e emergência, hospitais.
Também nesta sexta-feira, dia 08, a DIVE (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) confirmou que sete pessoas foram diagnosticadas com a gripe H1N1 em Joinville. Todos estão internados em hospitais públicos e privados, recebendo o devido tratamento.
Vacinação
No próximo dia 25 de abril, Santa Catarina inicia a campanha de vacinação contra o vírus influenza A / H1N1, influenza A / H3N2 e Influenza B. Serão 1,7 milhão de doses para todos os municípios catarinenses, de acordo com o Ministério de Saúde. 754.130 doses já devem estar disponíveis no início da campanha.
De acordo com a DIVE, a prioridade é para pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis anos ou menos, gestantes e puérperas, profissionais da saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis em condições clínicas especiais e pessoas privadas de liberdade, no sistema socioeducativo ou prisional.
O Ministério da Saúde iniciará a distribuição aos estados no próximo dia 15 de abril, sendo o período de vacinação de 25 de abril a 30 de maio. No dia 30 de abril ocorrerá o Dia D de Mobilização. “As vacinas serão enviadas para as 35 Gerências Regionais de Saúde para então fazermos a distribuição aos municípios”, explica Henrique Deckamann.
Gripes
Entre as gripes, há diferença. A Influenza B é a mais comum, daquelas que temos no dia a dia e não costuma causar maiores problemas. A Influenza A, por sua vez, pode ocorrer em dois subtipos – H1N1 e H3N2. Ambos têm potencial para desenvolver complicações bem mais graves que a Influenza B.
Leia também:
O Governo do Estado anunciou nessa sexta-feira, dia 07 de agosto, a ampliação das medidas de distanciamento social em Santa Catarina para oito regiões classificadas em situação gravíssima, de acordo com a matriz de avaliação de risco regionalizada de...
Na tarde desta sexta-feira, dia 07 de agosto, a Prefeitura de Itapoá divulgou uma atualização do seu Boletim Epidemiológico do Novo Coronavírus. Nele, o órgão informou que o Município conta com 112 pessoas monitoradas, 865 suspeitas descartadas, 300 ...
Está autorizada, por parte do Governo do Estado de Santa Catarina, a retomada do transporte coletivo interestadual de passageiros a partir desta segunda-feira, dia 3 de agosto. A liberação do transporte interestadual é de competência da Secretaria ...