Apostas e incertezas na política itapoaense
Faltando cerca de sete meses para a eleição municipal de 2016, muitos políticos de Itapoá já começam a mostrar suas intenções para o pleito. Por toda a cidade, são vários os comentários sobre o cenário eleitoral, as coligações e os possíveis candidatos a prefeito e vice do território itapoaense. Alguns deles já estão se colocando ou sendo colocado à disposição dos eleitores. A maioria, por enquanto, velhos conhecidos da política local.
O primeiro nome lançado foi o do atual presidente da Câmara, o vereador Daniel Silvano Weber (PMDB), que representaria a situação. Ele teve sua pré-candidatura anunciada no final de janeiro, em coluna publicada por Luiz Veríssimo, do Jornal Notícias do Dia, de Joinville. Especula-se que o PMDB venha a se coligar, novamente, com o PPS, do vice-prefeito Josênio Bernardi. Outro partido que estaria em negociações avançadas para apoiar essa chapa seria o PSC, do ex-prefeito Mário Elói Tavares e do vereador Ernesto Policarpo de Aquino. Nessa configuração, existiria, também, o interesse de Mário voltar a ocupar a principal cadeira do Poder Executivo Municipal, o que sugere que ainda não há definições sobre quem desses quatro nomes concorreria e quais cargos.
No outro lado da corrida eleitoral, pela oposição, dois ex-candidatos a prefeito da eleição de 2012 – ao que tudo indica e vem sendo amplamente divulgado por seus aliados – teriam se coligado. São eles, o ex-procurador jurídico do Município, Marlon Roberto Neuber (PR) e o ex-secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Carlos Henrique Pedriali Nóbrega (PSD). Os dois teriam apoio do PSDB, liderado pelos vereadores oposicionistas Márcia Regina Eggert Soares e Geraldo Weber.
Carolina Vieira (PTB), ao que tudo indica, também é pré-candidata à Prefeitura. Em sigilo, o partido negocia com outras siglas e deve anunciar, em breve, a formação de sua chapa.
E então? Em quem apostar? Tem certeza?
Lá vem o Leão
Contribuintes itapoaenses, não esqueçam que o prazo para a entrega da Declaração do IRPF (Imposto de Renda de Pessoas Físicas) 2016 já começou e vai até o dia 29 de abril. O quanto antes vocês fizerem suas declarações, mais rápido terão acesso à restituição, caso não caiam na malha fina, é claro. A multa – de R$ 165,74 + 1% do imposto devido por mês de atraso – é bem salgada. Por isso, não deixe para a última hora. Lembre-se: todo o processo é feito via internet e, salvo raras exceções, nunca se sabe quando podemos confiar nesse serviço em Itapoá.
“Deu ruim pros caras”
Em plena luz do dia, na manhã de 02 de março, criminosos assaltaram a agência do Banco Bradesco em Itapoá. Foi a segunda vez em poucos dias que a agência foi alvo de assalto, mas não há confirmação oficial sobre uma possível ligação entre os casos.
Agora, porém, a casa caiu. Eficiente, a PM fechou as saídas da Cidade e logo localizou os suspeitos, prendendo parte perto da praia e outra parte na própria areia da orla. O dinheiro foi recuperado. Com os bandidos, a Polícia ainda apreendeu armas e munições.
Parabéns aos nobres policiais que trouxeram, à população, a sensação de segurança, ao saber que temos cinco bandidos a menos nas ruas.
Sorria, você está sendo filmado
E por falar em sensação de segurança, que tal as centrais de videomonitoramento que estão sendo implantadas em diversos municípios de Santa Catarina?
Itapoá é uma das cidades contempladas – recebeu dez câmeras de segurança do Governo de SC, cabendo uma contrapartida financeira da Prefeitura na manutenção dos equipamentos. O sistema integra a segunda etapa do “Programa Bem-Te-Vi, Segurança por Videomonitoramento”, que faz parte do “Pacto pela Segurança”, do governo estadual.
Às 17h00min do dia 08 de março, ocorrerá a inauguração oficial da Central de Videomonitoramento Urbano desse sistema no Município. Essa Central fica no Pelotão da PM local e há a expectativa de que o governador do Estado esteja presente na solenidade.
Legal a iniciativa de Raimundo Colombo (PSD), mas ele bem que podia visitar Itapoá mais vezes, para discutir, com os itapoaenses, os problemas que cabem ao Estado resolver.
Fica o convite. Quem sabe um dia!
Leia também:
Recentemente, recebi a notícia de que minha noiva está grávida de nosso primeiro filho ou nossa primeira filha, ainda não sabemos. Tornarmo-nos pais não era, necessariamente, algo que tínhamos planejado, ainda que jamais havíamos decidido também que ...
Passados quase um ano e meio de pandemia pelo novo coronavírus no Brasil, o avanço ainda que tardio da vacinação e um recuo nos números relacionados à covid-19 no País nos fazem crer em dias melhores. Especialistas dizem que ainda é cedo para relaxar...
Desde o final de 2008, quando dei início à minha atuação jornalística em Itapoá, sempre procurei adaptar ao jornalismo local, o que há de tendência nos meios de comunicação. E assim, com colegas de trabalho da época, demos início projeto do já extint...
Muito bom o artigo! Me ajudou muito. Obrigada
Que venham também os nobres deputados…esses com uma agenda bem mais acessível…ou vão esperar as vésperas das eleições para fazer isso ?
Pertinente comentário, Luiz!