Evento cultural promovido pelo Porto Itapoá atrai grande público
Essa sexta-feira, dia 18 de dezembro, foi uma noite a não ser esquecida para as mais de 400 pessoas que compareceram ao estacionamento do Porto Itapoá e prestigiaram o evento cultural de Natal promovido pelo terminal portuário.
Com o objetivo de proporcionar cultura e lazer aos itapoaenses, as três apresentações realizadas foram além e emocionaram os presentes.
Na ocasião, o público pode apreciar três projetos incentivados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (a Lei Rouanet). Eles são elaborados e coordenados pela Escola de Música Tocando em Frente. Tratam-se da Orquestra Prelúdio (de Joinville) que apresentou “Clássicos da Música no Presente”; Coral Vozes da Babitonga (de Itapoá) que apresentou, acompanhado da Orquestra Prelúdio, o seu natalino “Acalantos de Belém”; e o Sarau Trio (também de Joinville) com “Música Instrumental Brasileira”.
A primeira a se apresentar foi a Orquestra Prelúdio que, com o repertório “Clássicos da Música no Presente”, trouxe ao público obras de grandes ícones da música internacional (como Vivaldi, Mozart e Haendel), além do compositor brasileiro Heitor Villa Lobos.
Em seguida, o Coral Vozes da Babitonga se juntou à Orquestra e entoaram belas canções, muitas das quais com a temática natalina.
Por fim, o Sarau Trio envolveu e alegrou o público com música brasileira de qualidade no melhor do estilo chorinho.
Sobre os projetos que se apresentaram:
Orquestra Prelúdio
Desde 2011, ano de sua fundação, a Orquestra Prelúdio, de Joinville, interpreta grandes obras do repertório clássico e popular. O grupo promove apresentações gratuitas, ensaios abertos e concertos didáticos, sempre objetivando aproximar o público da música erudita, incentivando e desenvolvendo apreciação por ela.
Coral Vozes da Babitonga
Trata-se de um projeto de formação musical que contempla aulas de linguagem musical para o desenvolvimento vocal e desenvolve precisão rítmica, melódica e de leitura musical através de exercícios, dinâmicas e conhecimentos teóricos fundamentais para seus integrantes. O Coral Vozes da Babitonga, cujo projeto foi elaborado pelo professor da Escola de Música Tocando em Frente, Helmuth Alfonso Kirinus, o Mutti, é patrocinado pelo Porto Itapoá através da Lei de Incentivo á Cultura.
Sarau nas Escolas
Objetivando que a música instrumental brasileira chegue aos alunos da Rede Municipal de Ensino de Itapoá (Ensino Básico), o projeto Sarau nas Escolas teve início em Joinville no ano de 2014. Integram o grupo, os músicos Marisa Toledo, Cláudio Moraes e Rafael Vieira. “Como músicos e professores, cremos que o envolvimento consciente do cidadão com a música brasileira é necessário para o entendimento da nossa cultura e para a formação de pessoas mais humanas e solidárias, isso porque a música brasileira, ensinada aos jovens brasileiros, proporciona o autorreconhecimento como indivíduo”, ressalta a pianista Marisa Toledo.
Assista ao vídeo que o site jornalístico Tribuna de Itapoá fez sobre o evento e, mais abaixo, a cobertura fotográfica:
Leia também:
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB - 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Ne...
Nascido em Itapoá no ano de 1971, Jefinho, como é conhecido, conta que seu pai e avô estiveram entre os pioneiros da cidade, tendo fundado uma serraria nos anos 1970. Vereador por três mandatos consecutivos (de 2009 a 2020), o ex-prefeito e agora pre...