Evento cultural será promovido pelo Porto Itapoá aos moradores do Município
Objetivando proporcionar cultura e lazer aos itapoaenses, o Porto Itapoá promoverá no próximo dia 18 de dezembro (sexta-feira), a partir das 20h00min, um grande evento com a apresentação de música erudita e instrumental.
Três projetos incentivados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) se apresentarão na ocasião. Todos foram elaborados e são coordenados pela Escola de Música Tocando em Frente. A Orquestra Prelúdio apresentará “Clássicos da Música no Presente”; o Sarau Trio, “Música Instrumental Brasileira”; e o Coral Vozes da Babitonga a apresentação natalina “Acalantos de Belém”.
O Papai Noel e o Mustafá – mascote do Porto Itapoá – também se farão presentes no evento que é aberto ao público e ocorre no estacionamento do terminal portuário. “A entrada é gratuita, mas contamos com a colaboração de todos, doando 1 kg de alimento não perecível, que será encaminhado à Pastoral da Criança de Itapoá, para distribuição nas comunidades carentes”, informa o Porto Itapoá em nota divulgada aos órgãos de imprensa.
Ao site jornalístico Tribuna de Itapoá, alguns dos responsáveis pelos grupos que irão se apresentar no Porto adiantaram um pouco da expectativa para o evento.
“O Sarau Trio está bastante grato pela oportunidade de tocar em Itapoá. A expectativa é de que o público presente se envolva com a música brasileira de maneira agradável e se alegre conosco”, comenta Marisa Toledo.
“Nesta apresentação, a Orquestra Prelúdio irá apresentar o projeto “Clássicos da Música no Presente”, patrocinado pelo Porto Itapoá. No repertório, estão obras dos grandes ícones da música internacional, como Vivaldi, Mozart, Haendel e o compositor nacional Heitor Villa Lobos. Além desses, ainda apresentará, em conjunto com o Coral Vozes da Babitonga, músicas de Natal. O Coral Vozes da Babitonga, formado somente por munícipes itapoaenses, iniciou seus trabalhos no mês de agosto deste ano e irá apresentar canções natalinas. A expectativa é a de contar com ainda mais público do que aquele que lotou o primeiro concerto do Coral, na Casa da Cultura, quando muitos não conseguiram entrar, pois o local estava com lotação máxima. Essa apresentação, por ser em local aberto, permite-nos isso. Venham, convidem os amigos e prestigiem esse trabalho. Afinal, o Vozes da Babitonga é de vocês itapoenses”, convida Rafael Daniel Huch, que é maestro da Orquestra Prelúdio e do Coral Vozes da Babitonga.
“Estamos esperando um bom público: mais de 300 pessoas. Devido ao fato de ser a primeira vez que acontece, em Itapoá, um concerto compartilhado deste porte: Orquestra, Coral e Trio instrumental. Nas últimas apresentações, tanto da visita da Orquestra Prelúdio como do Coral Vozes da Babitonga, sentimos uma excelente acolhida dos munícipes e percebemos que os cidadãos itapoenses têm fome e sede de cultura. Isso é muito positivo para os coralistas, os músicos da orquestra e os músicos do Sarau Trio. Serve de incentivo para fazer um belo espetáculo, certos de que será uma apresentação muito gratificante”, conclui o professor Mutti, do Coral Vozes da Babitonga.
Sobre os projetos que se apresentarão
Sarau nas Escolas
Objetivando que a música instrumental brasileira chegue aos alunos da Rede Municipal de Ensino de Itapoá (Ensino Básico), o projeto Sarau nas Escolas teve início em Joinville no ano de 2014. Integram o grupo, os músicos Marisa Toledo, Cláudio Moraes e Rafael Vieira. “Como músicos e professores, cremos que o envolvimento consciente do cidadão com a música brasileira é necessário para o entendimento da nossa cultura e para a formação de pessoas mais humanas e solidárias, isso porque a música brasileira, ensinada aos jovens brasileiros, proporciona o autorreconhecimento como indivíduo”, ressalta a pianista Marisa Toledo.
Coral Vozes da Babitonga
Trata-se de um projeto de formação musical que contempla aulas de linguagem musical para o desenvolvimento vocal e desenvolve precisão rítmica, melódica e de leitura musical através de exercícios, dinâmicas e conhecimentos teóricos fundamentais para seus integrantes. O Coral Vozes da Babitonga, cujo projeto foi elaborado pelo professor da Escola de Música Tocando em Frente, Helmuth Alfonso Kirinus, o Mutti, é patrocinado pelo Porto Itapoá através da Lei de Incentivo á Cultura.
Orquestra Prelúdio
Desde 2011, ano de sua fundação, a Orquestra Prelúdio, de Joinville, interpreta grandes obras do repertório clássico e popular. O grupo promove apresentações gratuitas, ensaios abertos e concertos didáticos, sempre objetivando aproximar o público da música erudita, incentivando e desenvolvendo apreciação por ela.
Leia também:
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB - 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Ne...
Nascido em Itapoá no ano de 1971, Jefinho, como é conhecido, conta que seu pai e avô estiveram entre os pioneiros da cidade, tendo fundado uma serraria nos anos 1970. Vereador por três mandatos consecutivos (de 2009 a 2020), o ex-prefeito e agora pre...