Procon/SC alerta consumidores sobre Greve dos Bancos

Faixa no Banco do Brasil de Itapoá.
Faixa no Banco do Brasil de Itapoá.

De acordo com o Procon/SC (Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor de Santa Catarina), nenhum consumidor pode ter prejuízo por conta da greve dos bancos, mas ele deve fazer a sua parte, seguindo algumas orientações.

Para prevenir as cobranças e multas por atraso, é necessário buscar canais alternativos à quitação de contas. Os pagamentos podem ser realizados nas casas lotéricas e correspondentes bancários, por exemplo. Alguns desses serviços, porém, contam com valores limitados por dia e é preciso estar atento a isso. Caixas eletrônicos dos bancos, internet banking e atendimento telefônico também são opções e se, por ventura, o consumidor encontrar dificuldades para acessá-los, poderá recorrer ao Procon.

“Mensalidades de escolas, operadoras de planos de saúde e boletos diversos podem ser pagos diretamente no emitente ou ainda por débito em conta. As empresas são obrigadas a oferecer outras opções de pagamento”, explica o Procon/SC.

Uma vez que a greve não é uma situação gerada pelo consumidor, o atraso no pagamento não deve gerar penalidades a ele. Esgotadas todas as tentativas de pagamento, o atraso no pagamento não deverá gerar penalidades, ou seja, não poderá ser cobrada com juros ou multa.

“Mas é interessante manter alguma prova da tentativa de pagamento, como por exemplo, uma foto tirada de um aparelho celular ou uma filmagem, mostrando que a agência estava fechada. Além disso, servem de prova, as notícias publicadas pela imprensa, como filmagens e recortes de jornais”, esclarece o Serviço de Proteção ao Crédito.

Ao entrar em contato com a empresa, pedindo uma alternativa para pagamento, é importante anotar o dia e a hora desse contato, além de pedir o número de protocolo do atendimento.

O consumidor não poderá ter o nome incluído nos cadastros de proteção ao crédito em hipótese alguma. Se isso ocorrer, ele deve prestar queixa ao Procon ou nos juizados especiais cíveis.

O consumidor pode buscar orientação no Procon em caso de dúvidas ou problemas.

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Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

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