Tramita na Câmara, projeto para aumentar sua estrutura administrativa
Dentre as proposições que estiveram na pauta da reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Itapoá dessa segunda-feira, dia 24 de agosto, esteve a entrada do projeto de resolução nº 04/2015, qual dispõe sobre a ampliação da estrutura administrativa da Casa de Leis e também diz respeito ao plano de carreira dos servidores públicos desse órgão municipal. De autoria da Mesa Diretora da Câmara – presidente Daniel Silvano Weber (PMDB), vice-presidente Ernesto Policarpo de Aquino (PSC) e primeiro secretário Carlito Custódio Júnior (PR) – o projeto foi retirado da pauta a pedido dos autores, no início da reunião, antes mesmo de ser apresentado ao bom número de munícipes presentes na Casa.
O site jornalístico Tribuna de Itapoá conseguiu acessar e baixar o conteúdo do citado projeto de resolução nº 04/2015 antes que o acesso a ele fosse retirado do site institucional da Câmara de Vereadores, conforme é possível verificar na imagem abaixo, na qual ele não consta entre os outros projetos de resoluções mais recentes.
O projeto de resolução nº 04/2015 do Poder Legislativo itapoaense foi assinado na última sexta-feira, dia 21 de agosto e, data limite para a inclusão em pauta da reunião realizada nessa segunda (24/04).
Entre as alterações que ocorreriam no caso de aprovação da Resolução, estão a extinção do cargo de assessor de imprensa do quadro de comissionados (confiança) e a criação do cargo de assessor da Mesa Diretora, também de confiança, mas com um padrão de vencimento (remuneração) mais alto que o extinto. Além disso, o projeto de resolução em tela prevê a criação de mais três cargos de provimento efetivo, ou seja, por meio de realização de concurso público. São eles, um cargo de agente administrativo I, agente legislativo e agente de comunicação – os três com exigência do Ensino Médio. Atualmente, a Câmara de Itapoá conta com 25 funcionários entre os efetivos (concursados) e os comissionados (cargos de confiança). Com a nova resolução, esse número iria para 28.
Ao que tudo indica, um apontamento do TCE/SC (Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina) exige que a Câmara reveja o seu quadro pessoal, aumentando o número de servidores efetivos em detrimento dos de confiança. O site jornalístico Tribuna de Itapoá tentou acessar esse documento via Tribunal de Contas, mas não obteve êxito.
Ainda em se tratando do projeto de resolução em tramitação na Câmara, o texto prevê que os servidores efetivos que, eventualmente, venham a ocupar cargo comissionado poderão optar por continuar recebendo a remuneração originária acrescida de 50% do vencimento base de sua remuneração (na resolução nº 07/2014, vigente até então, essa porcentagem é de 20% sobre o valor do vencimento e vantagens incorporadas).
Para quem tiver interesse em conhecer melhor as remunerações pagas atualmente pela Câmara, que envolvem vereadores, servidores efetivos e comissionados, abaixo seguem imagens extraídas do Portal da Transparência da Casa (em ordem decrescente de salário bruto):
Todo cidadão pode e deve acompanhar as atividades financeiras da Câmara pelo seu Portal de Transparência, que pode ser acessado clicando aqui.
Em tempo: às 17h22min desta quinta-feira, dia 27 de agosto, a Câmara de Vereadores, por meio de seu assessor de imprensa, o jornalista Josafá dos Santos, fez um comentário visando esclarecer o conteúdo nesta matéria. Confira na íntegra:
“Caro colega. Como assessor de imprensa desta Casa de Leis, venho informar que o projeto em questão foi retirado por ser apenas um estudo, e que por um erro humano foi eviado para leitura, motivo pelo qual foi retirado, sendo que o mesmo não está assinado e portanto não oficializado, não estando em tramitação. Os vereadores em questão estão a sua disposição para maiores explicações.
Grato pela atenção”
Leia também:
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB - 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Ne...
Nascido em Itapoá no ano de 1971, Jefinho, como é conhecido, conta que seu pai e avô estiveram entre os pioneiros da cidade, tendo fundado uma serraria nos anos 1970. Vereador por três mandatos consecutivos (de 2009 a 2020), o ex-prefeito e agora pre...
Caro colega. Como assessor de imprensa desta Casa de Leis, venho informar que o ‘projeto em questão foi retirado por ser apenas um estudo, e que por um erro humano foi eviado para leitura, motivo pelo qual foi retirado, sendo que o mesmo não está assinado e portanto não oficializado, não estando em tramitação. Os vereadores em questão estão a sua disposição para maiores explicações.
Grato pela atenção
Obrigado pelo esclarecimento, Josafá!
Estou incluindo isso no texto e divulgarei a atualização da matéria em nossa fanpage.
Aproveito o seu retorno e atenção para informar que estou tendo dificuldades no acesso às pautas das reuniões da Casa em tempo hábil pelo site institucional da Câmara. Não tive acesso ao documento referente a essa última reunião durante todo o final de semana, sendo o encontro na segunda-feira (24/08) e o prazo estabelecido no regimento interno para a publicação prévia da pauta de 48 horas. Não é a primeira vez que fato semelhante ocorre.
Aviso por acreditar que esse descumprimento do Regimento também possa ser uma falha humana. Fato que merece melhor atenção da Mesa Diretora.
No mais, o site jornalístico Tribuna de Itapoá também permanece à disposição da Câmara, vereadores e, principalmente, população itapoaense.
Atenciosamente,