Mais produtos da agricultura familiar no cardápio da Rede Estadual de Ensino
Está mais saudável a alimentação escolar dos alunos da Rede Estadual de Ensino. Isso porque, arroz, feijão, fubá, doce de banana, leite, suco de uva e mel estão, entre outros produtos não perecíveis da agricultura familiar, incluídos no cardápio das escolas desde o mês de abril. Agora, uma nova licitação foi aberta pela SED (Secretaria de Estado da Educação) visando a aquisição de mais 25 itens perecíveis, entre hortifrútis, legumes e carnes.
Quem tiver interesse em participar do processo licitatório precisa se inscrever no Portal de Compras do Governo do Estado e participar da chamada pública. “Podem apresentar propostas, as novas cooperativas e aquelas que já fornecem alimentos não perecíveis”, explica Osmar Matiola, diretor de Apoio aos Estudantes da SED.
Hoje, das 18 cooperativas que fornecem o alimento para a Rede Estadual de Ensino, nenhuma é da região Norte. Apenas questões relacionadas à distribuição passam pela região. Sempre na última semana do mês, caminhos do Centro de Distribuição da Nutriplus, em Joinville, fazem a entrega de 43 mil quilos de alimentos não perecíveis. Esse produto atende a 156 escolas localizadas nas regiões de Ibirama, Jaraguá do Sul, Joinvile, Mafra e Rio do Sul. Além de Joinville, o Estado conta com outros quatro grandes centros de distribuição (Brusque, Criciúma, Joaçaba e Chapecó).
Uma legislação federal implantada em 2009 determina que 30% do valor repassado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) seja utilizado para a compra de alimentos da agricultura familiar. “O programa incentiva a economia do pequeno produtor e ainda garante, ao aluno, a qualidade dos alimentos”, avalia a secretária regional Simone Schramm.
O edital que prevê a ampliação na aquisição de produtos de pequenos agricultores já está publicado e fica aberto até o dia 24 de agosto, no Portal de Compras do Governo do Estado de Santa Catarina, para a inscrição dos interessados. Contemplam a lista dos 25 itens da agricultura familiar a serem adquiridos nesse novo processo: aipim; alface lisa ou crespa; banana branca e prata; batata doce; batata inglesa; biscoito caseiro de milho; carne bovina, músculo moída; carne bovina, patinho em cubos; carne suína, pernil em cubos; cebola; cenoura; farinha de milho; filé de tilápia; peito de frango; coxa e sobrecoxa de frango; iogurte de morango; laranja; leite; maçã fugi ou gala; ovos; pão caseiro; repolho; suco de uva; tempero verde; e tomate.
Leia também:
No último dia 17 de julho, o Governo do Estado de Santa Catarina publicou no DOE (Diário Oficial do Estado) o decreto nº 724/2020. De acordo com o documento, as aulas presenciais na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de...
A Secretaria Municipal de Educação de Itapoá iniciou nessa quarta-feira, dia 06 de maio, um levantamento sobre o acesso á internet por parte dos pais e dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino na Cidade. A finalidade é subsidiar estratégias da ...
Essa semana do dia 17 a 21 de fevereiro foi regada de muita música e história para os estudantes de Itapoá. Foram executados a esse público um total de 18 concertos que contaram a história dos violonistas precursores do violão brasileiro. Os estudant...