Reunião vai debater complexo portuário de Santa Catarina
O governador Raimundo Colombo (PSD) convidou o ministro da Secretaria dos Portos, Edinho Araújo, para participar de reunião do “SC Acelerando a Economia – Edição Portos” que ocorrerá nesta terça-feira, dia 04 de agosto, em Florianópolis. O Ministro confirmou a presença e há a previsão de que Kátia Abreu, ministra da Agricultura, também participe do evento. Organizada pela Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina, a programação reúne dirigentes da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) e do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), investidores e representantes dos seis principais portos catarinenses – Laguna, Imbituba, Itajaí, Navegantes, São Francisco do Sul e Itapoá. O objetivo é discutir os potenciais a serem explorados e planejar futuros negócios.
Segundo Antonio Gavazzoni, secretário da Fazenda do Estado, o Governo deverá anunciar medidas a curto e médio prazos, a fim de destravar gargalos no setor. “Também estão previstas assinaturas de protocolos com grandes empresas que passarão a operar pelos portos catarinenses”, adianta.
Representantes dos seis principais portos catarinenses irão apresentar, no evento, o que cada um possui de melhor a oferecer no que diz respeito à infraestrutura logística.
“A programação é resultado de uma ‘agenda positiva’ que vem sendo construída com o apoio das equipes da Fazenda, Planejamento, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico, Fatma e Casa Civil”, explica o Governo do Estado por meio da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina. No dia 22 de julho, representantes de algumas dessas pastas estiveram em Brasília (DF), reunindo-se com o ministro Edinho Araújo para discutirem alternativas que impulsionem ainda mais as atividades portuárias do Estado. A iniciativa foi elogiada pelo Ministro dos Portos. “Santa Catarina é vista pelos outros estados como exemplo de eficiência e de articulação do Governo do Estado com os portos”, comentou Edinho. Entre os resultados dessa reunião, ficou agendada a participação do ministro no evento desta terça-feira, dia 04 de agosto, atendendo a um pedido do governador Raimundo Colombo.
O estado catarinense é, hoje, o maior polo portuário do País no que diz respeito ao total de cargas transportadas por contêineres. Foram US$ 21 bilhões (FOB) em 2014 somando importações e exportações. “Mais de 18 milhões de toneladas passaram pela infraestrutura portuária catarinense em 2014, o que corresponde a 18,6% do total de contêineres movimentados em todo o Brasil. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)”, explica a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina.
Leia também:
A Lojas Colombo vai abrir sua primeira unidade em Garuva nesta quarta-feira, dia 13 de novembro, na Avenida Paraná, 450, área central da cidade. O evento inicia às 10 horas, com o descerramento da fita inaugural, quando estarão presentes o diretor Co...
Esse resultado é reflexo dos investimentos do empreendimento, que foi o terminal de contêineres com maior crescimento nos últimos 2 anos e já inicia a Fase IV de expansão O Porto Itapoá, localizado na Baía da Babitonga, litoral Norte de Santa Cata...
Esse projeto é mais um passo no crescimento contínuo do Terminal, que planeja ser o maior e mais eficiente da América do Sul até 2033 O Porto Itapoá está dando início à sua Fase IV de expansão, com previsão de investimentos que somam R$ 500 milhõe...