Porto Itapoá comemora 1 milhão de contêineres movimentados
Nessa quarta-feira, dia 22 de julho, o Porto Itapoá comemorou mais uma marca histórica, movimentando o contêiner de número 1.000.000 (um milhão).
Com apenas quatro anos de operação (desde junho de 2011), o terminal portuário itapoaense já havia alcançado a marca de um milhão de TEU’s em junho do ano passado (2014). TEU é a unidade utilizada no setor portuário, que equivale a um contêiner de 20 pés, mas a unidade mais referenciada pelo mercado é, mesmo, a unidade de contêineres movimentados. “Para efeito de comparação, 1.000.000 de contêineres movimentados no Porto Itapoá equivalem a 1.627.715 TEU’s”, explica o terminal portuário.
“Essa conquista representa o espaço que o Porto Itapoá conquistou em sua recente história. São quatro anos de trabalho intenso baseado na eficiência operacional e na satisfação de nossos clientes e colaboradores”, considera Patrício Junior, presidente do empreendimento.
Ele lembra, ainda, que, mesmo com apenas quatro anos de operação, o Porto Itapoá já é referência no mercado portuário, tendo sido apontado como o melhor terminal portuário brasileiro em pesquisa realizada junto a clientes do setor pelo Instituto ILOS, que foi divulgada pelo jornal Estado de São Paulo. Também em 2014, o jornal Valor Econômico, em parceria com o Instituto Aon Hewitt, destacou o porto itapoaense como sendo o melhor do setor em gestão de pessoas.
Como forma de comemorar a marca histórica atingida nessa quarta-feira, o Porto Itapoá representou o número 1.000.000 com o empilhamento de contêineres no píer de atracação. “A força da imagem se mostra tão imponente como o número alcançado pelo porto, e pela expectativa de crescer ainda mais nos próximos anos”, considera o terminal.
Patrício Junior lembra do cenário de desafio em que se estabeleceu o início das operações do Porto. “Iniciamos nossas operações em Itapoá, um município desconhecido pelo mercado logístico e portuário. Diferentemente dos outros portos do País, onde as cidades já possuíam uma infraestrutura logística adequada, com clientes que já conheciam a vocação portuária das cidades, em Itapoá, iniciamos tudo do zero. Não possuíamos nem mesmo estradas e fontes de energia adequadas, clientes e empresas de apoio logístico. Tudo foi feito de forma precursora, desde a prospecção comercial até os investimentos de infraestrutura”, conta.
De acordo com o divulgado pelo Porto, esses motivos tornam ainda mais especiais a conquista da marca simbolizada pelo contêiner de número 1 milhão, que representa a consolidação do empreendimento, que está entre os maiores e mais eficientes do País, contribuindo de forma significativa para o mercado brasileiro e internacional. “Queremos ser reconhecidos não apenas pelo volume e sim por fazer parte das empresas que se inspiram diariamente para oferecer ao mercado as melhores vantagens do setor portuário, investindo em tecnologia, desenvolvimento de pessoas e crescimento sustentável de suas operações”, conclui Patrício Junior, presidente do Porto Itapoá.
Leia também:
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB - 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Ne...
Nascido em Itapoá no ano de 1971, Jefinho, como é conhecido, conta que seu pai e avô estiveram entre os pioneiros da cidade, tendo fundado uma serraria nos anos 1970. Vereador por três mandatos consecutivos (de 2009 a 2020), o ex-prefeito e agora pre...