Comitiva catarinense se reúne com ministro-chefe da Secretaria de Portos
Integrantes das secretarias estaduais da Fazenda, do Planejamento, da Infraestrutura e da Casa Civil de Santa Catarina se reuniram com o ministro-chefe da Secretaria de Portos, Edinho Araújo, em Brasília (DF) nessa quarta-feira, dia 22 de julho. A reunião foi agendada a pedido do governador Raimundo Colombo (PSD) com a intenção de buscar apoio do Governo Federal para impulsionar as atividades portuárias no estado catarinense.
O encontro durou pouco mais de uma hora e, na ocasião, o ministro ouviu o relato da comitiva sobre algumas ações que podem ser desencadeadas a curto, médio e longo prazo, visando aumentar, ainda mais, a competividade dos portos do Estado. “Santa Catarina é vista pelos outros Estados como exemplo de eficiência e de articulação do Governo do Estado com os portos”, disse o ministro, antes de anunciar que pretende estar em Santa Catarina em breve.
Murilo Flores, secretário do Planejamento do Estado, considera que o primeiro objetivo da comitiva catarinense foi alcançado, uma vez que o ministro Edinho Araújo deixou claro que ele e o Governo Federal têm interesse em colaborar com os pleitos de Santa Catarina. “O objetivo do Governo do Estado, ao criar e consolidar essa agenda positiva, é colocar os portos catarinenses em destaque no mercado nacional e internacional”, explicou Flores.
O estado catarinense é, hoje, o segundo maior polo portuário em total de cargas transportadas por contêineres do Brasil. Foram US$ 21 bilhões movimentados em 2014, somando importações e exportações. Quando analisados apenas os seis principais portos catarinenses (Laguna, Imbituba, Itajaí, Navegantes, São Francisco do Sul e Itapoá), os números impressionam ainda mais. Foram 18,8 milhões de toneladas passando pela infraestrutura portuária catarinense em 2014, o que corresponde a 18,6% do total de contêineres movimentados em todo o Brasil. Esses dados são do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).
Participaram do encontro com o ministro dos Portos, os seguintes representantes do Governo do Estado de Santa Catarina: Murilo Flores, secretário de Planejamento; Renato Lacerda, consultor tributário da Secretaria de Planejamento; José Carlos Müller Filho, diretor de transportes da Secretaria de Infraestrutura; e Jordane Peliesser, consultor jurídico da Casa Civil. Acompanharam, ainda, a Comitiva, Acélio Casagrande, secretário estadual de Articulação Nacional e a consultora Lourdes Martini, também da Articulação Nacional.
Leia também:
Os profissionais da área de Manutenção do Terminal fizeram reparos mecânicos no ônibus que faz coleta de sangue e cadastro de doadores O Porto Itapoá contribuiu para colocar em operação a Unidade Móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia de San...
Tendo como principais atributos a eficiência, a produtividade e a capacidade para receber grandes navios, o Porto Itapoá comemorou nove anos de operações no último dia 16 de junho. Projetado desde a sua concepção para ser um terminal portuário apto a...
Terminal completa 9 anos nesta terça, 16 de junho, mantendo o desempenho operacional e sendo vetor de crescimento econômico para a região O Porto Itapoá tem um duplo motivo de comemoração: o aniversário de 9 anos de operação, completados nesta t...