Equipamento de última geração passa a monitorar a maré na Baía da Babitonga
Desde o último dia 11 de junho, está em operação, um sensor de nível do tipo radar, de alta resolução, capaz de registrar os movimentos da maré na Baía da Babitonga – que dá acesso aos portos de São Francisco do Sul e de Itapoá – com maior precisão. Tais informações são importantes para diversas atividades desenvolvidas na região, tais como navegação, pesca, aquicultura e turismo.
Tal marégrafo faz parte do projeto de Monitoramento Costeiro, liderado pelo Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia da Epagri), que completou um ano de atividade. O objetivo é monitorar varáveis oceanográficas e meteorológicas ao longo da costa catarinense. Quatro desses equipamentos já foram instalados, sendo eles em Itapoá, São Francisco do Sul, Florianópolis e Laguna. Além disso, duas estações meteorológicas também fazer parte do projeto, as quais foram instaladas em balneário Barra do Sul e Jaguaruna.
Está prevista, ainda para este ano de 2015, a instalação de outros quatro marégrafos e mais duas novas estações meteorológicas, de forma a fornecer dados sobre toda a costa catarinense.
De acordo com a Epagri, um dos pontos altos do projeto é a visualização dos dados on-line (disponível, clicando aqui ou na imagem abaixo), aberta a todos os interessados, sejam administradores dos portos, práticos, pescadores, turistas ou cidadãos em geral.
A instalação desse novo equipamento na Baía da Babitonga atende a um contrato firmado entre a Epagri/Ciram e o Porto de São Francisco do Sul, o qual prevê o monitoramento das condições do mar na região, de forma a apoiar as operações portuárias.
Leia também:
Os profissionais da área de Manutenção do Terminal fizeram reparos mecânicos no ônibus que faz coleta de sangue e cadastro de doadores O Porto Itapoá contribuiu para colocar em operação a Unidade Móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia de San...
Recomendação foi apresentada na própria sessão em que o projeto de lei estava sendo discutido. Comissão Especial rejeitou o texto e o Prefeito o retirou na sequência. Proposta de mudança do Zoneamento Ecológico Econômico do município foi estudada pel...
A população da Região Sul do Brasil ainda se recupera dos estragos feitos pela chuvarada e a ventania dos dias 30 de junho e 1 de julho, causadas por uma frente fria e um forte ciclone extratropical, e terá que enfrentar novos dias tempestuosos. Outr...