Vai até 06 de maio, o prazo para se fazer o Cadastro Ambiental Rural
Todos os proprietários de imóveis rurais devem ficar atentos ao prazo para fazer o CAR (Cadastro Ambiental Rural).
Em Itapoá, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca está facilitando esse cadastro, disponibilizando espaço – em sua sede na avenida Brasil, nº 1.771 – e assessoria técnica para os interessados. Todas as quartas-feiras, das 09h00min às 14h00min, um técnico do Departamento Municipal de Meio Ambiente estará à disposição dos proprietários de terra de Itapoá para realizar o registro.
Instituído em 2012, o novo Código Florestal coloca o CAR como registro obrigatório para imóveis rurais. No cadastro, são declarados os dados pessoais do proprietário, que pode ser pessoa física ou jurídica, além da localização georreferenciada das APP (Áreas de Preservação Permanente), RL (Reserva Legal) e AUR (Áreas de Uso Restrito).
Caso o registro não seja efetuado até o dia 06 de maio deste ano (2015), o proprietário de terras passará a ter restrições por parte dos órgãos públicos.
A partir de maio de 2017, os bancos não poderão gerar operações de crédito e financiamentos sem o recibo do CAR. O preenchimento do cadastro deve ser feito no site www.car.gov.br.
Confira como está esse cadastramento entre as cidades abrangidas pela SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) de Joinville:
Araquari: 874 imóveis rurais, 79 cadastrados;
Barra do Sul: 88 imóveis rurais, dois cadastrados;
Barra Velha: 494 imóveis rurais, 103 cadastrados;
Garuva: 908 imóveis rurais, 92 cadastrados;
Itapoá: 154 imóveis rurais, cinco cadastrados;
Joinville: 3208 imóveis rurais, 283 cadastrados;
São Francisco do Sul: 754 imóveis rurais, 40 cadastrados;
São João do Itaperiú: 678 imóveis rurais, 103 cadastradas.
Leia também:
Recomendação foi apresentada na própria sessão em que o projeto de lei estava sendo discutido. Comissão Especial rejeitou o texto e o Prefeito o retirou na sequência. Proposta de mudança do Zoneamento Ecológico Econômico do município foi estudada pel...
A população da Região Sul do Brasil ainda se recupera dos estragos feitos pela chuvarada e a ventania dos dias 30 de junho e 1 de julho, causadas por uma frente fria e um forte ciclone extratropical, e terá que enfrentar novos dias tempestuosos. Outr...
O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), está realizando a entrega de itens de assistência humanitária (IAH) para as famílias que tiveram prejuízos com a passagem do ciclone bomba registrado na última semana. Logo que a...