Bombeiros de Itapoá fazem resgate aquático na Ilha do Cação
Na noite desse sábado, dia 21 de março, bombeiros militares de Itapoá foram acionados pela PM, a fim de que efetuassem um resgate no mar.
Segundo a Central da Polícia Militar, um homem estava na Ilha do Cação, a qual fica a cerca de 800 metros da costa na praia de Itapema do Norte. A vítima estava sozinha no local há aproximadamente 2h30min e sem nenhum tipo de proteção térmica, também sem alimento e condição de retorno à costa por meios próprios. O socorro foi solicitado pelos familiares do homem, uma vez que havia muita chuva e ventos fortes no momento. A vítima se encontrava com outras três pessoas na ilha, todas chegaram no local com a utilização de um caiaque, mas no final do dia, as condições climáticas e do mar mudaram, e apenas os familiares conseguiram retornar à costa, sendo impossível o retorno com o caiaque, dada a falta de iluminação e condições do mar.
Então, o CBM (Corpo de Bombeiros Militar) de Itapoá se deslocou até o local, levando a Motonáutica Batuta III. Tal veículo foi utilizado para realizar o resgate, mas devido às dificuldades encontradas no local (chuva, falta de iluminação, tamanho das ondulações, rede próximo ao ponto de acesso e grande quantidade de pedras), o piloto da motonáutica precisou ficar a uma distância de, aproximadamente, 50 metros da ilha, a fim de que o outro bombeiro efetuasse o resgate, acessando o local pela água, nadando.
Já na ilha, o homem foi encontrado consciente e orientado, porém com sinais de hipotermia. Ele vestiu um colete salva vidas e voltou a nado, via reboque, até a motonáutica.
Após vítima e bombeiros estarei seguros no veículo, os três retornaram à costa.
Na areia, o homem foi reavaliado dentro da ambulância do Corpo de Bombeiros local, ocasião em que foram confirmados os sintomas de hipotermia.
Após o reconhecimento do quadro de saúde da vítima, ela foi aquecida e conduzida ao PA (Pronto Atendimento) 24 Horas de Itapoá, onde recebeu os cuidados médicos.
Toda a operação foi acompanhada pelo oficial da ronda de praia, bem como por militares que estavam de folga e foram auxiliar a equipe que realizava o resgate.
Leia também:
Terminal bateu seu marco de maior número de contêineres movimentados no mesmo navio: 3.371 unidades Novembro (2024) foi mais um mês de recordes no Porto Itapoá. No dia 11, o Terminal bateu seu marco de maior número de contêineres movimentados no m...
Com essa ampliação, o Terminal agora conta com 3.432 tomadas em operação, consolidando-se como o maior em capacidade de SC O Porto Itapoá finalizou a primeira fase de sua expansão de tomadas para contêineres refrigerados (reefers), com a instalaçã...
Os governadores de Santa Catarina e do Paraná firmaram acordo para que uma obra de infraestrutura que beneficiará os dois estados ponha fim à briga judicial sobre os royalties de petróleo entre ambos. Desde o ano de 1991, Paraná e Santa Catarina s...