Vítimas da maior tragédia de trânsito de SC vinham para evento em Itapoá
O acidente que deixou 51 mortos em uma ribanceira de cerca de 400 metros de altura no km 89 da SC-418, no local conhecido como Serra Dona Francisca, próxima a Joinville, ocorreu quando o ônibus da empresa Costa Mar Turismo fazia o trajeto de União da Vitória (PR) a Itapoá, contrariando as primeiras notícias que davam conta de que o destino era Guaratuba (PR). Na verdade, a Polícia acredita que a empresa responsável pelo transporte (no qual, inclusive, morreu o seu proprietário) tenha registrado Guaratuba como destino nesse sábado, dia 14 de março, por causa a falta de autorização da mesma para viagens interestaduais, que seria o caso de Itapoá. Enfim, essa é uma hipótese que está sendo estudada, entre outras irregularidades aparentes, pelas equipes de Polícia Civil do Paraná e de Santa Catarina que investigam, em parceria, todas as circunstâncias que envolvem o acidente.
O que se sabe, realmente, é que até a última atualização de informações, o número de vítimas fatais já era de 51. Sete passageiros continuam internados em hospitais de Joinville, sendo que quatro deles em UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva) – dois desses em estado grave.
O Governo do Estado de Santa Catarina confirmou se tratar da maior tragédia de trânsito registrada em território catarinense.
O IML (Instituto Médico Legal) de Joinville concluiu a identificação dos mortos nesse domingo, dia 15 de março, com o total de 20 mulheres, 15 homens, cinco adolescentes e 11 crianças (sete da mesma família). Também no domingo, os corpos de 43 vítimas foram transportados para União da Vitória (PR), de onde o ônibus saiu.
Na manhã dessa segunda-feira, dia 16 de março, os corpos das vítimas começaram a ser enterrados em União da Vitória e municípios próximos. Um ginásio da cidade recebeu parte dos mortos para um velório coletivo e um corpo ainda permanecia no IML de Joinville até o final da tarde dessa segunda.
A comoção pelo acidente foi tão grande que até mesmo a presidente da república e o governador do estado do Paraná se manifestaram. Dilma Roussef (PT) lamentou as mortes, manifestando solidariedade às famílias das vítimas, enquanto Beto Richa (PSDB) decretou luto oficial de três dias no estado paranaense.
O grupo estava vindo para um evento religioso voltado a adeptos da umbanda e candomblé na praia de Itapoá, evento esse organizado pelo Grupo de Umbanda Pai Xangô, de União da Vitória, que é filiado à FUCA (Federação de Umbanda Candomblé e Angola).
Leia também:
Por volta das 12h10 desse sábado, dia 08 de agosto, o Corpo de Bombeiros Militar de Itapoá foi acionado para o atendimento de uma ocorrência de incêndio a residência no bairro Samambaial. No local, os bombeiros constataram se tratar de uma edificaçã...
Por volta das 18h10 deste sábado, dia 11 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar de Itapoá foi acionado para o atendimento de uma ocorrência, sobre a qual foi relatado que um homem estaria caído em via pública e com um ferimento na cabeça. Os bombeir...
O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), está realizando a entrega de itens de assistência humanitária (IAH) para as famílias que tiveram prejuízos com a passagem do ciclone bomba registrado na última semana. Logo que a...
Não viria para itapoa, eles estavam indo para coroados em Guaratuba. Passou hoje no jornal da rpc Paraná.
Obrigado pela informação, Júlio!
Na verdade, antes de postar esta matéria, verificamos em vários meios de comunicação, inclusive oficiais, que davam conta, realmente, de que o destino era Itapoá, inclusive com suspeita de fraude na documentação da rota e tudo mais. Fatos, todos, que estão sendo apurados pela Polícia.
Atenciosamente,