Importante via da Barra do Saí está interditada à espera da Prefeitura
A rua Vasco Nunes Balboa, uma das mais importantes vias do bairro Barra do Saí, extremo norte de Itapoá, está parcialmente interditada no trecho entre o cruzamento com as ruas 310 e 320.
Durante alguns meses, funcionários das secretarias de Obras e Serviços Públicos e de Planejamento e Urbanismo de Itapoá estiveram no local, medindo a rua, os terrenos, os muros e as residências, sem deixar claro o motivo de tanta medição. Isso deixava os moradores apreensivos, até que, há cerca de um mês, uma intimação da Prefeitura dava o prazo de 15 dias para que esses moradores recuassem os seus muros. A alegação era de que os terrenos invadiram o espaço planejado para a faixa de rodagem da rua, que está deslocada e precisa ser remanejada para o local correto, a fim de que os proprietários de uma construção no local possam usufruir de todo o terreno da obra.
A intimação foi rapidamente atendida pelos moradores afetados, que já aguardam há mais de dez dias, o desfecho da situação por parte da Prefeitura.
Depois de muita insistência e promessas de datas não cumpridas por parte da Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Itapoá, os proprietários da construção em questão tomaram uma atitude mais enérgica e cercaram, de forma provisória, o trecho de rua que pertence ao seu imóvel. Assim, esperam chamar a atenção do Poder Executivo Municipal para a situação. Eles alegam que são proprietários do espaço, inclusive, pagam o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) do terreno todo, mas só podem usufruir da metade. Essa cerca provisória foi instalada há três dias, mas nada foi feito por parte da Prefeitura até o momento de fechamento desta matéria. Os proprietários e moradores afetados não acreditam que a situação seja resolvida logo, até porque com o período de carnaval e a Prefeitura só retornando às atividades normais na próxima quinta-feira, dia 19 de fevereiro, a tendência é que nada seja realizado antes disso.
Vários problemas são causados com essa situação. O primeiro deles é a própria impossibilidade da passagem de veículos pelo local. Até há um desvio pela grama lateral da via, mas o ponto já se encontra intransitável por causa do barro gerado com a grande quantidade de trânsito recebido. As ruas 310 e 320, que também servem como opções de desvio, estão em péssimo estado de conservação, com grandes buracos por suas extensões. O ônibus escolar do bairro também passa pela rua Vasco Nunes Balboa e é outro veículo que está precisando realizar o desvio, atrasando o trajeto que leva os alunos até a Escola Euclides Emídio da Silva e complicando ainda mais a trafegabilidade na região.
Agora, com o período de carnaval, em que todas as ruas da cidade recebem um movimento muito acima do normal, a situação preocupa os moradores do bairro, uma vez que a via servia como primeira alternativa de desvio do fluxo mais intenso que é encontrado na avenida Dom Henrique II (asfalto). Além disso, o grande movimento do carnaval e o fato de a maioria dos veranistas não conhecerem bem a região devem fazer com que a situação só piore até que seja tomada alguma providência.
Leia também:
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB - 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Ne...
Nascido em Itapoá no ano de 1971, Jefinho, como é conhecido, conta que seu pai e avô estiveram entre os pioneiros da cidade, tendo fundado uma serraria nos anos 1970. Vereador por três mandatos consecutivos (de 2009 a 2020), o ex-prefeito e agora pre...
obrigada Thiagão