Deputados estaduais tomam posse e elegem novo Presidente da Casa
Na manhã deste domingo, dia 1º de fevereiro, os 40 deputados estaduais de Santa Catarina, eleitos para a 18ª legislatura – de 2015 a 2019 – tomaram posse na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O deputado Nascizo Parisotto (DEM) foi o responsável por presidir a sessão, tendo em vista ser ele o mais velho entre os parlamentares com o maior número de legislaturas, atendendo ao que preconiza o regimento interno da Casa. Na sequência, o deputado Gelson Merisio (PSD) foi eleito presidente do Legislativo Catarinense.
A começar por Narcizo Parisotto, todos os deputados empossados juraram manter, defender e cumprir as constituições Federal e Estadual, além de observar as leis, “desempenhando leal e sinceramente o mandato outorgado pelo povo catarinense” e assinaram o termo de posse.
Com o apoio unânime dos 40 deputados, Gelson Merisio foi eleito presidente da Casa e a presidirá no biênio 2015-2016. A eleição foi nominal e os votos declarados no microfone de apartes. Ada de Luca (PMDB) comentou que seu voto era “consciente e coerente”, Ismael dos Santos (PSD) disse que votava “pela autonomia e transparência do Legislativo”. Jean Juhlmann (PSD) destacou “a unidade do parlamento” e Luciane Carminatti (PT) justificou o apoio “em nome da república do grande Oeste”, fazendo alusão ao fato de que a região constitui a base eleitoral dela e do novo presidente eleito.
Tão logo foi confirmado e proclamado o resultado, Merisio agradeceu o apoio dos colegas, ressaltando a notícias de que Santa Catarina superou o estado de São Paulo como o maior gerador de empregos do País. “Em todas as regiões, sopram os ventos do desenvolvimento e a Assembleia tem sido parceira, cumprindo seu papel, discutindo e votando projetos para o desenvolvimento do Estado”, disse.
O novo presidente reforçou a sua proposta de trabalhar com independência, transparência e em sintonia com a sociedade. “Independência para pensar, agir legislar, divergir, concordar e apoiar. Transparência, porque a luz do sol ainda é o melhor dos detergentes. E sintonia com a sociedade e os demais poderes para responder os anseios com diálogo permanente”, explicou. Apesar de a independência da Assembleia ter sido uma das metas apontadas pelo Presidente para a sua gestão, o fato de ele ser do PSD, mesmo partido do governador Raimundo Colombo, pode comprometer o seu desempenho nesse aspecto.
Por fim, Merisio disse que irá intensificar a presença do Legislativo nas diversas regiões do Estado. “Uma agenda positiva e itinerante”, anunciou.
Outros membros da mesa
Após a eleição do presidente Gelson Merisio (PSD), foram eleitos os outros membros da Mesa, os quais também tiveram o apoio unânime dos deputados. Aldo Schneider (PMDB) foi escolhido 1º vice-presidente; Leonel Pavan (PSDB) o 2º vice, Valmir Comin (PP) o 1º secretário, Padre Pedro Baldissera (PT) o 2º secretário, Dirce Heiderscheidt (PMDB) a 3ª secretária e Mário Marcondes (PR) o 4º secretário.
Estavam presentes, prestigiando a sessão, o governador Raimundo Colombo, o vice Eduardo Pinho Moreira, o presidente do Tribuna de Justiça de SC Nelson Schaefer Martins, o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, a sub-procuradora Geral de Justiça, Valquiria Ruicir Danielski, além de autoridades militares e civis, familiares, amigos e correligionários dos deputados empossados (listados abaixo).
Deputados empossados
Ada de Luca (PMDB)
Aldo Schneider (PMDB)
Ana Paula Lima (PT)
Antonio Aguiar (PMDB)
Carlos Chiodini (PMDB)
César Valduga (PCdoB)
Claiton Salvaro (PSB)
Darci de Matos (PSD)
Dirce Heiderscheidt (PMDB)
Dirceu Dresch (PT)
Gabriel Ribeiro (PSD)
Gean Loureiro (PMDB)
Gelson Merisio (PSD)
Ismael dos Santos (PSD)
Jean Kuhlmann (PSD)
João Amin (PP)
José Milton Scheffer (PP)
José Nei Ascari (PSD)
Kennedy Nunes (PSD)
Leonel Pavan (PSDB)
Luciane Carminatti (PT)
Marcos Vieira (PSDB)
Mário Marcondes (PR)
Mauricio Eskudlark (PSD)
Mauro de Nadal (PMDB)
Milton Hobus (PSD)
Moacir Sopelsa (PMDB)
Narcizo Parisotto (DEM)
Natalino Lazare (PR)
Neodi Saretta (PT)
Patrício Destro (PSB)
Padre Pedro Baldissera (PT)
Ricardo Guidi (PPS)
Rodrigo Minotto (PDT)
Romildo Titon (PMDB)
Serafim Venzon (PSDB)
Silvio Dreveck (PP)
Valdir Cobalchini (PMDB)
Valmir Comin (PP)
Vicente Caropreso (PSDB)
Leia também:
Terminal bateu seu marco de maior número de contêineres movimentados no mesmo navio: 3.371 unidades Novembro (2024) foi mais um mês de recordes no Porto Itapoá. No dia 11, o Terminal bateu seu marco de maior número de contêineres movimentados no m...
Com essa ampliação, o Terminal agora conta com 3.432 tomadas em operação, consolidando-se como o maior em capacidade de SC O Porto Itapoá finalizou a primeira fase de sua expansão de tomadas para contêineres refrigerados (reefers), com a instalaçã...
Os governadores de Santa Catarina e do Paraná firmaram acordo para que uma obra de infraestrutura que beneficiará os dois estados ponha fim à briga judicial sobre os royalties de petróleo entre ambos. Desde o ano de 1991, Paraná e Santa Catarina s...