Porto Itapoá aumentou importações e exportações em 41% no ano passado
Segundo divulgado pelo Porto Itapoá, o ano de 2014 foi de alta produtividade no terminal portuário. Superando a marca dos 200 mil TEU’s, as cargas de importação e exportação do empreendimento apresentaram um incremento de 41 % em relação à movimentação realizada em 2013.
Mas não foram somente as importações e exportações que apresentaram alta significativa. A cabotagem, que é o transporte marítimo entre portos do mesmo País, ultrapassou os 20 mil TEU’s movimentados no ano passado, o que representou um acréscimo de 23% em comparação com 2013.
Existem, além das importações, exportações e cabotagem (as operações mais rentáveis), ainda, as modalidades de transbordo, movimentação de contêineres vazios, remoções internas no pátio do terminal.
No transbordo, um contêiner é descarregado de um navio e embarcado em outro, o qual será entregue a outro porto. Tal operação é realizada quando os contêineres são embarcados em navios gigantes, que não conseguem atracar em alguns portos, devido às dimensões dos mesmos, necessitando de um navio menor para o transporte da carga. Atualmente, o Porto Itapoá é um dos poucos terminais do País que recebem os chamados navios Post-Panamax de 334 metros de comprimento.
Além da alta produtividade, o Porto Itapoá apresentou, em 2014, um alto índice de performance operacional. O MPH (Movimentos Por Hora) – índice que reflete a agilidade e eficiência de um terminal portuário – do Porto Itapoá atingiu a média de 83 no ano que passou, aumentando em 32,5% o registrado em 2013. que foi de 62,9 MPH. Dessa forma, o índice de Itapoá é comparado aos dos principais terminais portuários do mundo, como Los Angeles, Nova York, Roterdâ, Hamburgo, Dubai, Cingapura, Hong Kong, Shangai.
Reconhecimento
Patrício Junior, presidente do Porto Itapoá, considera 2014 um ano especial. “Além de apresentarmos um crescimento exponencial na Importação e na Exportação, fomos reconhecidos como o melhor porto do Brasil, na visão dos Clientes”, destaca, ao referir-se à pesquisa realizada pelo Instituto de Logística e Supply-Chain (ILOS) com os usuários dos portos brasileiros, a qual foi divulgada em agosto do ano passado. Tal pesquisa apontou o Porto Itapoá como o que tem a melhor avaliação dos clientes, atingindo a nota média de 8,9. O segundo melhor terminal avaliado obteve 7,9. Para Patrício, “todo resultado que obtivemos é fruto do trabalho que realizamos com dois públicos essenciais para o Porto Itapoá: nossos Clientes e nossos Colaboradores”. Essa relação construída com as pessoas pelo Porto Itapoá, também teve importante reconhecimento em 2014. O Jornal Valor Econômico, em parceria com a Aon Hewitt, revelou as melhores empresas brasileiras em Gestão de Pessoas no ano passado, e o Porto Itapoá foi o único do setor portuário a aparecer na lista, sendo um dos vencedores, dentre 200 organizações participantes.
Leia também:
Os profissionais da área de Manutenção do Terminal fizeram reparos mecânicos no ônibus que faz coleta de sangue e cadastro de doadores O Porto Itapoá contribuiu para colocar em operação a Unidade Móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia de San...
Tendo como principais atributos a eficiência, a produtividade e a capacidade para receber grandes navios, o Porto Itapoá comemorou nove anos de operações no último dia 16 de junho. Projetado desde a sua concepção para ser um terminal portuário apto a...
Terminal completa 9 anos nesta terça, 16 de junho, mantendo o desempenho operacional e sendo vetor de crescimento econômico para a região O Porto Itapoá tem um duplo motivo de comemoração: o aniversário de 9 anos de operação, completados nesta t...