
Bombeiros de Garuva resgatam homem perdido na mata


Nessa segunda-feira, dia 15 de dezembro, um paulista de 26 anos de idade foi resgatado sem ferimentos no Monte Crista, em Garuva. Ele permaneceu perdido por mais de 12 horas e já se encontrava bastante cansado, sem mantimentos e com sinais de desidratação.
Por volta das 10h00min, um colega da vítima acionou os bombeiros. Esse colega explicou que um grupo de biólogos teriam subido o monte para realizar um levantamento sobre as orquídeas na área. Tendo um acesso acidentado e navegação pela mata dificultada, o Monte Crista exige bom preparo físico e conhecimento da área para ser explorado sem risco.
No decorrer da caminhada, a vítima reclamou do cansaço e pediu para que o colega seguisse adiante sozinho. O segundo rapaz, então, seguiu, realizou a atividade programada e retornou ao ponto de encontro. Lá, aguardou o retorno de seu colega por horas, até que decidiu acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193, para ter um apoio especializado.
Três profissionais, sendo dois militares e um civil, se deslocaram até o ponto de encontro na base do Monte Crista, onde traçaram o perfil do desaparecido com base nas informações fornecidas pelo colega da vítima. Então, definiram uma estratégia de busca e entraram na mata.
Após caminharem por, aproximadamente, quatro quilômetros mata adentro no terreno acidentado, aplicando as técnicas de busca, os bombeiros localizaram a vítima na trilha principal. O homem estava molhado, com sinais de desidratação, fadiga e sem mantimentos. Então, ele foi resgatado até a base do monte.
De imediato, ele recebeu alimentação básica e hidratação. Por não apresentar ferimentos e estar com os seus sinais vitais estáveis, o rapaz optou por não ser encaminhado à unidade hospitalar da região.
O Grupo de Resgate em Montanha do Corpo de Bombeiros Militar de Joinville também foi acionado para apoiar a ação, mas não precisou empregar os seus esforços, uma vez que o desaparecido foi encontrado rapidamente.
Leia também:
Itapoá é contemplada com nova tecnologia de radiocomunicação do Corpo de Bombeiros
Incêndio em carreta carregada com resina interdita BR-101 em Garuva
Explosão de caminhão-tanque na Rodovia BR-101 atinge 27 veículos em Palhoça
Relacionado
Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá no qual segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@tribunadeitapoa.com.br
Publicar comentário