
Homem resgata quatro banhistas em afogamento no Posto 6, em Itapoá

Na tarde dessa sexta-feira, dia 18 de abril, quatro pessoas foram resgatadas após um episódio de afogamento ocorrido no trecho conhecido como Posto 6, que fica na orla do balneário Rainha, em Itapoá. O local está atualmente desativado, sem a presença de guarda-vidas, o que agravou a situação e exigiu ações rápidas por parte de frequentadores da praia.
Segundo informações enviadas à Tribuna de Itapoá por Jaqueline Ferrazza, uma das testemunhas do ocorrido, Rafael Antônio Gonçalves estava no local com sua família quando percebeu a movimentação no mar. Com o auxílio de um surfista, que também se encontrava na área, mas não teve seu nome citado, Rafael entrou na água e conseguiu resgatar, com vida, quatro banhistas que estavam sendo arrastados por uma corrente de retorno.
Uma das vítimas, identificada como Robson, tentou ajudar no salvamento, mas também acabou sendo levada pela correnteza. Ele foi retirado da água já em estado de exaustão e precisou de atendimento emergencial, incluindo o uso de oxigênio. Conforme relatos, todas as vítimas foram levadas à areia antes da chegada da equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), que assumiu os atendimentos médicos.
A ocorrência foi registrada pelos Bombeiros às 13h55 e classificada como “Salvamento / Busca / Resgate”. Segundo a descrição oficial, tratava-se de quatro vítimas do sexo masculino presas em uma corrente de retorno.
O ato de Rafael foi reconhecido com gratidão pelas pessoas envolvidas e o episódio, por sua vez, reacende o debate sobre a necessidade de reativação do Posto 6 de guarda-vidas, especialmente em áreas com a dele, com alto fluxo de banhistas. A própria autora do relato, Jaqueline Ferrazza, destaca que a ausência de serviço preventivo contribui para o risco de situações como a citada nesta matéria se tornarem fatais. O caso também, chama atenção para a importância de políticas públicas voltadas à segurança nas praias, sobretudo fora da temporada de verão, quando a presença de guarda-vidas costuma ser reduzida ou suspensa.
IMAGEM: Jaqueline Ferrazza / Edição.
Leia também:
Câmara de Itapoá realiza audiências públicas nos bairros para construção do PPA 2026-2029
Presidente da Câmara de Itapoá rebate matéria baseada em inquérito do Ministério Público
MP recomenda à Câmara de Itapoá revisar regras de diárias após apurar irregularidades
Relacionado
Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá no qual segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@tribunadeitapoa.com.br
Publicar comentário