
Itapoá recebe série de eventos sobre saberes indígenas nesta segunda-feira, dia 21 de abril

Três projetos culturais promovem arte, educação ambiental e trocas de saberes tradicionais na Reserva Volta Velha
Nesta segunda-feira, dia 21 de abril, a Reserva Volta Velha, em Itapoá, será palco de um dia inteiro dedicado à celebração dos saberes ancestrais e da conexão entre cultura, arte e natureza. A programação, viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura Aldir Blanc, do Ministério da Cultura, reúne três projetos distintos em um só evento: “Caminhos da Natureza – Artes da Mata”, “De Aldeia para Aldeia” e a “Exposição de Esculturas Indígenas”, com atividades abertas ao público durante todo o dia.
O objetivo é promover uma imersão na cultura dos povos originários, por meio de apresentações artísticas, oficinas e exposições que valorizam a ancestralidade, a preservação ambiental e o fortalecimento do turismo sustentável em Itapoá.
Esculturas indígenas do Alto Xingu ganham destaque
A partir das 8h, na Casa de Vidro da Reserva Volta Velha, o artista indígena Mataripe, do Alto Xingu, apresenta uma mostra de esculturas que retratam a relação entre o ser humano e a natureza. A exposição fica aberta até as 11h30, e convida o público à contemplação e à reflexão sobre a sabedoria dos povos indígenas em sintonia com o meio ambiente.
Oficina de Miçangas e exposição “Caminhos da Natureza”
A manhã também contará com a Oficina de Miçangas, cujas vagas já foram preenchidas antecipadamente, e com a Exposição Caminhos da Natureza, a partir das 9h. A mostra apresenta elementos da fauna e flora local em diálogo com as expressões artísticas da comunidade, reforçando a importância da educação ambiental e da valorização dos saberes tradicionais.
“De Aldeia para Aldeia” traz coral Guarani e mensagem de união
Às 14h, será realizado o encontro “De Aldeia para Aldeia, de Memória pra Memória”, que traz ao palco, o Coral da Comunidade Guarani de São Francisco do Sul. O momento promete ser de grande emoção, com uma celebração das raízes culturais que antecedem o capitalismo e que reforçam a prática da troca e da partilha como fundamentos de uma sociedade mais justa e conectada com suas origens.
“Quem ganha com isso? Todos nós!”, afirma a organização dos eventos, convidando a comunidade a participar de um momento de escuta, aprendizado e transformação do olhar para os povos tradicionais.
Transporte gratuito saindo de escolas municipais
Para garantir o acesso da população, dois ônibus gratuitos circularão em horários específicos com saída de escolas municipais:
Ônibus 01 – Rota Pontal: saída da escola Zózimo Neres do Rosário (Pontal), passando pelas escolas João Monteiro Cabral (Pontal) e Frei Valentim (Itapoá Centro).
Ônibus 02 – Rota Barra: saída da escola Euclides Emídio da Silva (Barra), passando pelas escolas Jurema Gonçalves, Monteiro Lobato (Samambaial) e Ayrton Senna (Itapema do Norte).
Horários de saída: 8h e 13h
Horários de retorno: 10h30 e 16h30, com saída da Reserva Volta Velha.
Serviço
– Data: segunda-feira, 21 de abril
– Horário: Das 8h às 16h30
– Local: Reserva Volta Velha – R. Emanuel Vieira Garcia, 2841 – Volta Velha, Itapoá
– Entrada gratuita.
Media error: Format(s) not supported or source(s) not found
Fazer download do arquivo: https://www.tribunadeitapoa.com.br/wp-content/uploads/2025/04/Caminhos-da-Natureza-Artes-da-Mata-Video.mp4?_=1
Media error: Format(s) not supported or source(s) not found
Fazer download do arquivo: https://www.tribunadeitapoa.com.br/wp-content/uploads/2025/04/De-aldeia-para-Aldeia-Video.mp4?_=2
Leia também:
Orquestra Prelúdio emociona Itapoá com trilhas de filmes clássicos em concerto inesquecível
Itapoá recebe concerto da Orquestra Prelúdio com trilhas de clássicos do cinema
Orquestra Prelúdio apresenta trilhas sonoras de clássicos do cinema na Casa da Cultura
Relacionado

Projeto Tribos e Tribais: arte é vida e está viva
O que é arte para você? Contemplação, beleza, conhecimento, resgate? Tudo isso e mais um pouco? O Projeto Tribos e Tribais nos mostrou que sim, que mais do que a gente imagina, arte é vida, e em todos os seus sentidos! Nos últimos meses, Itapoá foi palco desse Projeto que…
Em "Destaque"

Kirinus Produções e Escola Tocando em Frente aprovam nove projetos pela Lei Paulo Gustavo
A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022) dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia de covid-19. Ela prevê o repasse de R$ 3,862 bilhões a estados, municípios e ao Distrito Federal…
Em "Lazer"

Exposição gratuita sobre arte e meio ambiente inicia dia 17 de março em Itapoá
No próximo dia 17 de março, a ADEA (Associação de Defesa e Educação Ambiental de Itapoá) abre as portas para toda a comunidade com a exposição do Projeto Esculturas da Natureza. Serão 15 dias de exposição que refletem o trabalho realizado nos últimos oito meses com oficinas gratuitas de esculturas…
Em "Cultura"
Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá no qual segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@tribunadeitapoa.com.br
Publicar comentário