
“Final de ciclo”, por Thiago Gusso

Escrever e responder jornalística e administrativamente pelo jornal impresso Itapoá Notícias, há nove anos, foi um dos maiores privilégios da minha carreira de quase duas décadas de Jornalismo. Tudo na vida tem um começo, meio e fim. E lá em 2016, quando aceitei o convite do meu amigo Rodrigo Vieira Chaves para escrever e responder jornalisticamente pelo periódico impresso mensal, eu não fazia ideia do que me esperava. No ano seguinte, em 2017, veio a proposta de embarcar em uma nova experiência e passar a administrar o jornal. Estive muito perto de recusar, mas quis o destino que em um momento de impulso, eu entrasse de cabeça neste enorme e recompensador desafio.
Quero aproveitar este momento para agradecer a você, leitor, que dedicou o seu tempo a ler o jornal e acompanhar o trabalho que realizamos, porque sem isso, nada teria feito sentido. Aos colegas que me acompanharam nessa jornada, especialmente aos mais duradouros Roberto Bicudo, Julio Cesar Penteriche, meu pai Antonio Francisco Gusso e tio Rubens Claro Gonçalves, saibam que vocês são especiais, foram inspiração nestes nove anos e sempre serão lembrados com carinho, pela dedicação, respeito e, principalmente, grande parceria que tiveram comigo nestes nove anos. Levarei comigo, a amizade e a admiração que tenho por cada um de vocês.
Ao longo desses anos, tive a oportunidade de escrever sobre os mais variados temas, que vão desde os desafios locais até questões que transcendem Itapoá, Garuva e região. Cada texto foi, para mim, uma janela de novas perspectivas, e cada feedback que ouvi de vocês me orientou sobre os caminhos a seguir com as palavras.
Acredito que o Jornalismo é, acima de tudo, esse serviço à comunidade. Espero que possamos continuar valorizando a informação, o diálogo e a empatia, tão ausentes no mundo de hoje, pois são pilares que nos deram apoio nestes últimos anos.
Aqui, além de exercer um jornalismo diferente do que eu estava acostumado, aprendi como se administra um jornal, como se vendem ideias e, principalmente, com quantas noites em claro se faz uma edição.
O tempo passa e eu também envelheci. Hoje, prestes a entrar nos meus 40 e poucos, já não tenho mais aquela energia de menino que me acompanhava aos 30. De quebra, há três anos, uma menininha linda, inteligente e, graças a Deus, saudável, suga toda e qualquer energia que possa ter insistido em permanecer neste corpo velho que eu ocupo. Minha saúde, dos meus familiares que envelhecem comigo e a paternidade me obrigaram a refletir sobre quais projetos profissionais ainda dou conta de administrar. E, hoje, despeço-me do jornal impresso Itapoá Notícias. Seguirei meu trabalho de quase 20 anos de jornalismo online, sendo 11 deles no site Tribuna de Itapoá, no qual vocês poderão continuar acompanhando meus textos.
Chegou o momento de anunciar que seguirei novos caminhos, levando comigo cada história, encontro e aprendizado que tive com vocês por aqui. Não se trata de um adeus, até porque estarei aí no seu computador, tablet ou celular, escrevendo as matérias jornalísticas com o mesmo carinho e dedicação de sempre, apenas não estarei aqui, no impresso. Digamos que é um “até logo, nos encontramos por aí”.
Que nossas palavras continuem a ecoar, mesmo quando as páginas impressas deixarem de ser a nossa casa. Do jornalismo online para o impresso, depois o inverso, tudo valeu e valerá à pena. A gratidão e a esperança seguirão nos movendo.
Até breve!
Leia também:
Correios inauguram nova sede em Itapoá com ampliação de horário e estrutura mais moderna
Itapoá é contemplada com nova tecnologia de radiocomunicação do Corpo de Bombeiros
Porto Itapoá marca presença na “Intermodal South America” pelo 13º ano consecutivo
Relacionado

“INtrevista – Uma entrevista diferente”, por Thiago Gusso
Desde o final de 2008, quando dei início à minha atuação jornalística em Itapoá, sempre procurei adaptar ao jornalismo local, o que há de tendência nos meios de comunicação. E assim, com colegas de trabalho da época, demos início projeto do já extinto site de notícias Diário de Itapoá. Websites…
Em "Colunista Thiagão"

“Em paz”, por Thiago Gusso
Aproximava-se a virada de 1998 para 1999, quando a banda gaúcha Engenheiros do Hawaii lançou a canção “Em Paz”, referindo-se justamente a este período de final de ano. Lá se foram mais de duas décadas e, mesmo após 21 anos, a música parece atual. Incrível, aliás, como as letras de…
Em "Colunista Thiagão"

Tribuna de Itapoá – a vez e a voz do povo Itapoaense
Hoje, dia 1º de julho de 2014, entramos no segundo semestre do ano e aproveitamos para apresentar, a você, o jornal Tribuna de Itapoá. Trata-se de um website diferenciado, cujo principal objetivo é apresentar as informações de interesse da comunidade itapoaense de forma objetiva e imparcial, buscando todos os lados…
Em "Destaque"
Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá no qual segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@tribunadeitapoa.com.br
Bernardo Augusto Gunther
Parabéns, Thiagão, agradecemos as preciosas informações e os belíssimos textos! Desejamos pleno sucesso nos novos Desafios e novos Projetos! Boa sorte! Abraços, Bernardo Augusto Gunther, http://www.clinicagunther.com.br
Thiagão
Muitíssimo obrigado, meu amigo! Seguimos por aí e, principalmente, aqui no site, contando sempre com o fundamental apoio de vocês. Obrigado pelo respeito e carinho, que são recíprocos. Forte abraço!
2 comments