
MP instaura procedimento para apurar serviço de ferryboat entre Joinville e Vila da Glória

Possíveis irregularidades no serviço prestado pela empresa concessionária e avarias frequentes nas embarcações motivaram a apuração da 20ª Promotoria de Justiça
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instaurou um inquérito civil para investigar possíveis irregularidades no serviço de transporte marítimo por ferryboat, operado pela empresa F. Andreis & Cia Ltda, entre o município de Joinville e a Vila da Glória, em São Francisco do Sul. O procedimento extrajudicial da 20ª Promotoria de Justiça destaca a necessidade de apurar a qualidade do serviço prestado e garantir a segurança dos usuários.
O referido inquérito está fundamentado por meio da Notícia de Fato n. 01.2024.00053696-3, instaurada a partir do relato de possíveis irregularidades no serviço prestado pela empresa concessionária do serviço público de transporte marítimo e de avarias frequentes nas embarcações, que culminaram em uma interdição da atividade pela Marinha no início deste ano de 2025.
Conforme consta no documento do Ministério Público, recentemente, no mês de março, um novo incidente ocorreu no período da noite, deixando o ferryboat à deriva até a chegada de um rebocador.
No inquérito, a 20ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville ainda solicitou a coleta de informações junto à Marinha do Brasil, à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina e à Agência de Regulação de Serviços Públicos (ARES) sobre as atividades fiscalizatórias realizadas na empresa concessionária. O objetivo é verificar a regularidade dos procedimentos adotados e, se necessário, tomar as medidas legais cabíveis para responsabilizar os envolvidos.
O Promotor de Justiça reforça o papel e o compromisso do MPSC com a defesa do patrimônio público e a proteção dos interesses da sociedade, buscando sempre a melhoria dos serviços prestados à população.
Além das apurações que estão sendo realizadas sobre a prestação do serviço de transporte marítimo por ferryboat, o inquérito civil também aborda as condições da Rodovia Costa do Encanto, entre São Francisco do Sul e Itapoá. O trecho asfaltado apresenta rachaduras, o que já causou acidentes, e não há sinalização adequada de limites de velocidade e peso, aumentando o risco de tragédias.
Da Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC , correspondente regional em Joinville, com adaptações da Tribuna de Itapoá.
Leia também:
Homem é condenado a 76 anos de prisão por abusar de cinco sobrinhas em Garuva
Homem é condenado a 14 anos de prisão por estupro de vulnerável em Garuva
MP recomenda que Vigilância analise projetos antes de aprovação de loteamentos em Itapoá
Relacionado

MPSC fiscaliza mercados de Garuva e apreende produtos impróprios para o consumo
Foi apreendida quase uma tonelada de produtos de origem animal. Todo o material considerado impróprio para o consumo será destruído O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) conduziu, nesta semana (do dia 28 a 30 de agosto), uma fiscalização conjunta de rotina, por meio do Programa de Proteção Jurídico-Sanitária dos…
Em "Utilidade pública"

MPSC apura suspeita de casos de negligência médica em Itapoá
Em dois casos, após procurar o pronto atendimento 24 horas em diversas oportunidades, as vítimas teriam sido liberadas para retornarem às suas casas com quadros clínicos graves O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instaurou uma notícia de fato para apurar supostos casos de negligência e/ou imperícia médica ocorridos no…
Em "Destaque"

Estudantes de Itapoá realizam manifestação pela manutenção do ônibus universitário
Na tarde dessa quinta-feira, dia 20 de abril, dezenas de estudantes realizaram uma manifestação em frente à Prefeitura de Itapoá. O motivo é o impasse pelo qual o transporte universitário ainda não foi restabelecido neste ano de 2017. O ato de protesto foi uma resposta à revogação da licitação do…
Em "Destaque"
Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com
Andrey Dragomir
“Além das apurações…….. serviço de transporte fluvial…”.
O correto é transporte MARÍTIMO.
Thiagão
Perfeito, Andrey! Muito obrigado pela correção. Já estamos atualizando a informação. Realmente, não estamos falando de um transporte em rios, né?! Estava no texto original que recebemos da Assessoria de Comunicação do Ministério Público e passou despercebido por nossa equipe, que sempre revisa materiais externos. Abraço!
2 comments