Carregando agora

Itapoá Notícias 215 – Março de 2025

Há quem diga que, no Brasil, o ano só começa depois do carnaval. Não sei como é para vocês, mas por aqui já estamos entregando a terceira edição mensal do jornal impresso, que existe há mais de 15 anos, nove deles gerenciado administrativa e jornalisticamente por esse que vos escreve. Minha participação aqui foi um ciclo muito especial, mas que como tudo na vida, vai se aproximando do fim. Porém, as explicações, agradecimentos e despedidas deixei para a minha coluna de opinião na página 10. Por aqui, como de costume, vamos dar uma resumida no que você vai ler nesta que é a nossa 215ª edição do Itapoá Notícias.

Começando aqui mesmo na página 02, pela matéria do lado direito: Itapoá – mais precisamente o Riviera Santa Maria – será sede de um belo e promissor evento internacional de pipas gingantes. Isso mesmo, pipas. Arraia, papagaio, pandorga, entre tantos outros nomes variando de uma região a outra. Fato é que elas fizeram parte da infância de muitos de nós, quando não fazem, ainda, na vida adulta.

Uma grande polêmica que tomou conta da política itapoaense é o tema de nossa página 05. E aí? O que você acha? Foi ou não foi agressão? Tudo começou quando a deputada estadual Ana Campagnolo (PL) publicou em suas redes sociais um vídeo em que afirma que Jeferson Garcia (MDB), prefeito de Itapoá, agrediu a vereadora Jessica Lemonie, do mesmo partido da deputada. Jefinho respondeu em seguida; a vereadora citada confirmou as acusações; e a confusão se instalou.

Na página 06, trazemos o alerta da Polícia Científica de Santa Catarina sobre um golpe que tem pego muita gente desprevenida. Trata-se do falso agendamento para a emissão da carteira de identidade. Leia a matéria completa e fique por dentro de como se prevenir.

Infelizmente, Itapoá registrou, no final de fevereiro, a primeira morte por dengue em 2025 na cidade. Uma idosa de 71 anos de idade com comorbidades não resistiu aos efeitos dessa grave doença. Trata-se de um destaque negativo, uma vez que ela foi o segundo óbito do estado no ano. O fato reforça a necessidade de uma melhor conscientização e cuidados em relação ao tema. Saiba mais sobre o assunto na página 07.

Já na página 08, outro tema que deu o que falar nas redes sociais. Um requerimento recebido pela ANTT indica o interesse portuário local na construção de ferrovias que liguem Itapoá às malhas ferroviárias que cortam a região.

São muitos os assuntos de destaque, o que torna esta edição imperdível. Outra matéria que certamente atrairá a atenção de muita gente é a que trata do edital para a contratação da empresa que fará a dragagem da Baía da Babitonga e que está prestes a ser assinado. Com investimento estimado em R$ 324 milhões, a dragagem vai além de permitir o acesso de navios maiores aos portos do complexo (de São Francisco do Sul e de Itapoá), pois metade do material dragado servirá para a engorda da praia de Itapoá. Saiba mais na página 09.

Nas páginas 10 e 11, nossos colunistas deixam suas opiniões sobre diferentes assuntos. Destaco a minha coluna, na página 10, em que dou início à minha despedida aqui do jornal impresso, mas preciso citar cada uma das demais, pois estão especialmente imperdíveis este mês. Fátima Rigoni traz uma importante e reflexiva mensagem voltada aos homens, Mutti Kirinus explica diversas concepções da palavra “cultura” e qual delas pode e deveria receber investimentos do Setor Público. Por fim, Werney Serafini faz uma análise aprofundada das questões políticas envolvidas na longa espera pela “Costa do Encanto”.

Um homem que foi amarrado a um poste e agredido por populares sob a acusação de pedofilia é o tema da página 12, mas que aborda o assunto de forma diferente do que a maioria fez. Ocorre que não houve denúncia formal contra o suposto criminoso e com a total ausência de provas e depoimentos, o assunto teve uma reviravolta e, formalmente, ele é a vítima. Quem o agrediu provavelmente terá que se explicar à Justiça. A conhecida como “Justiça com as próprias mãos” nem sempre é justa e, mesmo quando é, não deixa de ser crime.

Na página 13, o assunto é a prisão do último criminoso envolvido em um assassinato cruel ocorrido em fevereiro do ano passado (2024) em Itapoá.

Um incêndio que tomou conta de um grande prédio misto (comercial e residencial) de Garuva é o tema da página 14.

Na página 15, para encerrar, falamos da forte chuva que atingiu Garuva enquanto fechávamos os trabalhos desta edição do jornal impresso, causando muitos alagamentos e estragos pela cidade.

Sem mais delongas, uma excelente leitura e até breve!

 

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Publicar comentário

Editais