Carregando agora

Destaques

Polícia apreende veículos de “influencer” que publicava vídeos cometendo crimes de trânsito

Na manhã dessa sexta-feira, dia 07 de março, a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), por meio da Delegacia de Polícia de Garuva, deflagrou a operação “Bayerische”, visando desarticular um esquema criminoso que utilizava veículos esportivos de luxo para a prática reiterada de crimes de trânsito, os quais eram filmados e publicados na internet visando à monetização de tais condutas por meio de redes sociais. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Balneário Camboriú/SC, Itapema/SC e Belo Horizonte/MG.

A investigação constatou que os suspeitos promoviam tais práticas como parte de um modelo de negócios, angariando seguidores e assinantes em redes sociais que pagavam para acessar conteúdos exclusivos relacionados às infrações cometidas.

Durante as buscas, foram apreendidos dois veículos de luxo (um Chevrolet Camaro 1SS e uma Land Rover Discovery), diversos adesivos associados ao perfil da rede social de um dos investigados e também placas de veículo com mecanismos de rápido acoplamento, que permitiam aos criminosos despistar a ação da polícia.

Em razão dos crimes, a Justiça do Estado de Santa Catarina determinou o bloqueio das redes sociais utilizadas para divulgação dos delitos e também a suspensão da CNH dos investigados.

A ação policial buscou não apenas reprimir as infrações, mas também coibir a cultura de glorificação de condutas ilícitas no trânsito, que representam risco à segurança viária. A Polícia Civil segue investigando o caso e reforça a importância da colaboração da população no combate a tais práticas.

Entenda o caso

Dois dias antes da apreensão dos veículos de luxo, ou seja, na quarta-feira, dia 05 de março, duas BMWs quase causaram um acidente grave na rodovia BR-101 em Garuva. Elas foram flagradas pelas câmeras de segurança da estrada em manobras arriscadas, incluindo cavalo-de-pau, logo após passarem pela praça de pedágio no sentido a Curitiba (PR). Um dos automóveis, inclusive, passou sem pagar a taxa.

De imediato, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) concluiu que a direção irresponsável foi feita para gravar vídeo e publicar na internet, uma vez que um dos motoristas assim o fez com uma legenda sarcástica que dizia “não façam isso”.

No vídeo em questão, uma BMW azul executou manobras perigosas em meio a caminhões e outros veículos pesados. A pista molhada por causa da chuva que atingiu a região potencializava o risco de um acidente.

A partir daí, a Delegacia de Polícia Civil de Garuva iniciou as investigações da operação “Bayerische”, que culminou com as apreensões dos dois veículos de luxo relatadas no início desta matéria.

Com informações da PCSC. FOTO: PCSC / Divulgação.

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá no qual segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@tribunadeitapoa.com.br

Publicar comentário