
Estudo sobre ponte marítima que ligará Vila da Glória a Joinville pode ficar pronto em 2026

De acordo com publicação do colunista Jefferson Saavedra no site NSC Total, a contratação do estudo sobre a ponte da Vigorelli – que ligará a Vila da Glória (em São Francisco do Sul) à Praia da Vigorelli (em Joinville) está em fase final de licitação. Esse processo licitatório prevê que a empresa vencedora do certame terá 18 meses para elaborar o estudo a contar do momento da liberação da ordem de serviço, que deve ocorrer ainda neste primeiro semestre de 2025 caso o processo não encontre entraves para a homologação. Portanto, com tudo correndo sem impedimentos, o prazo para a apresentação do estudo completo venceria no segundo semestre de 2026. Após a conclusão dos estudos, partiria-se para a contratação do projeto executivo e a definição da fonte de recursos.
Quem contratou o EVTEA, que é o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental e que inclui estudos preliminares de engenharia foi o Consórcio CIM-Amunesc. O custo estimado para esse estudo é de R$ 4,3 milhões a ser rateado pelas Prefeituras de Joinville (40%), São Francisco do Sul (30%), Itapoá (20%) e Garuva (10%). A estimativa é que a ponte tenha 1,2 mil metros de extensão, algo bem próximo com a Ponte de Guaratuba (PR) em construção – para efeito de comparação – que tem 1.244 metros.
A forma de busca dos recursos deverá ser definida após a conclusão do estudo, havendo desde já um interesse informal de se buscar parceria com a iniciativa privada, com consequente cobrança de pedágio. O EVTEA terá como um de seus focos, apresentar a estimativa de custos, incluindo a relação entre custos e benefícios de cada formato de financiamento possível. Além disso, o edital do processo licitatório em andamento prevê, também, a avaliação de topografia e geologia com pesquisa de áreas e visita de campo; análise de tráfego com contagem de pontos determinados; estudos socioeconômicos; análises ambientais; e estudo preliminar sobre a construção da ponte, incluindo sugestão de traçado e estudo urbanístico; entre outros pontos.
Com informações do NSC Total.
Leia também:
Correios inauguram nova sede em Itapoá com ampliação de horário e estrutura mais moderna
Itapoá é contemplada com nova tecnologia de radiocomunicação do Corpo de Bombeiros
Porto Itapoá marca presença na “Intermodal South America” pelo 13º ano consecutivo
Relacionado

Ponte da Vigorelli, entre Vila da Glória e Joinville, terá estudo de viabilidade
Em sua coluna de opinião publicada nesta terça-feira, dia 06 de fevereiro, no site NSC Total, o jornalista Jefferson Saavedra comenta que um estudo deve ser realizado para avaliar a viabilidade da Ponte da Vigorelli – que ligaria Vila da Glória, em São Francisco do Sul, até Joinville. Segundo o…
Em "Destaque"

Definida a empresa que vai conduzir o estudo da ponte entre a Vigorelli e a Vila da Glória
Durante a assembleia de posse, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário – CIM-Amunesc anunciou a conclusão da licitação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da ponte entre a Vigorelli e a Vila da Glória. O Consórcio Infras-Caruso foi o vencedor para o estudo que prevê 18 meses de atividades…
Em "Destaque"

Rodovia SC-416, que liga Garuva a Itapoá, passa por reparos
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito impacto para a população da região, uma vez que a estrada…
Em "Destaque"
Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá no qual segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@tribunadeitapoa.com.br
Publicar comentário