
Após firmar acordo com o MPSC, Município de Garuva deverá criar e implementar Procon

O objetivo é promover a municipalização da defesa do consumidor, assegurando um atendimento mais próximo e eficaz aos cidadãos, especialmente em municípios menores, onde a presença de órgãos de defesa é limitada.
Visando garantir a defesa dos direitos dos consumidores de Garuva e um atendimento mais próximo e eficaz aos cidadãos, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) firmou, em agosto de 2024, com o município, um termo de ajustamento de conduta (TAC) para a criação e implementação do Procon local. O objetivo é fortalecer a fiscalização e o cumprimento das leis de proteção ao consumidor da região.
Após a assinatura do TAC, a administração municipal iniciou o cumprimento do acordo e encaminhou um projeto de lei ao Poder Legislativo para regulamentar o funcionamento do Procon Municipal, incluindo a fiscalização e a imposição de penas administrativas. Com a aprovação da lei, ocorrida ainda no ano passado, falta agora a implementação efetiva do serviço, com uma estrutura mínima adequada para o atendimento aos consumidores.
Além disso, o Procon Municipal deverá ser integrado ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor em até 30 dias após o início de seu funcionamento. Após o cumprimento dos prazos estabelecidos e das obrigações, o Município deverá apresentar a comprovação documental ao MPSC em até 30 dias.
Segundo consta no documento do MPSC, o TAC foi estabelecido com base em diversos fundamentos legais, incluindo a Constituição Federal, o Código de Defesa do Consumidor e normas estaduais e federais que incentivam a criação de órgãos municipais de defesa do consumidor.
O Promotor de Justiça Marcelo José Zattar Cota destacou que “a criação do Procon municipal em Garuva é um passo fundamental para garantir a proteção dos direitos dos consumidores locais, promovendo a harmonia nas relações de consumo e assegurando que os cidadãos tenham acesso a um atendimento direto e eficaz em sua própria comunidade”.
Em caso de descumprimento das obrigações, o Município e seu representante estarão sujeitos ao pagamento de multa de R$ 5 mil por mês para cada item descumprido. Os recursos serão revertidos ao Fundo para Reconstituição de Bens Lesados do Estado de Santa Catarina.
Da Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC – Correspondente regional em Garuva.
Leia também:
Correios inauguram nova sede em Itapoá com ampliação de horário e estrutura mais moderna
Itapoá é contemplada com nova tecnologia de radiocomunicação do Corpo de Bombeiros
Porto Itapoá marca presença na “Intermodal South America” pelo 13º ano consecutivo
Relacionado

MPSC e Município de Garuva firmam acordo para reestruturação do CRAS
Com a formalização do termo de ajustamento de conduta, o Poder Público local comprometeu-se a manter uma equipe mínima composta por um coordenador, um assistente social, um psicólogo e dois técnicos de nível médio, todos com carga horária de 40 horas semanais Em Garuva, para garantir acesso aos direitos sociais…
Em "Justiça"

Garuva firma acordo com MPSC para implantação de Centro de Atenção Psicossocial
Objetivo é proporcionar atendimento clínico, promover inclusão social dos usuários e realizar ações intersetoriais que envolvam educação, trabalho, lazer, esporte, cultura e fortalecimento de laços familiares e comunitários Em uma iniciativa para melhorar a assistência à saúde mental no município de Garuva, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e…
Em "Saúde"

MPSC fiscaliza mercados de Garuva e apreende produtos impróprios para o consumo
Foi apreendida quase uma tonelada de produtos de origem animal. Todo o material considerado impróprio para o consumo será destruído O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) conduziu, nesta semana (do dia 28 a 30 de agosto), uma fiscalização conjunta de rotina, por meio do Programa de Proteção Jurídico-Sanitária dos…
Em "Utilidade pública"
Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá no qual segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@tribunadeitapoa.com.br
Publicar comentário