Itapoá Notícias entrevista Ademar Ribas do Vale Filho, o vereador mais votado de Itapoá nestas eleições
No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB – 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Nei do Kalanga (MDB – 459 votos), Marta (PL – 454 votos), Diego Antunes (PL – 430 votos), Valdecir Fofo (Avante – 400 votos), Jessica Lemonie (PL – 388 votos), Marcio Melo (PSD – 347 votos), e Daniel Weber (União – 342 votos).
O Itapoá Notícias teve a oportunidade de entrevistar Ademar Ribas do Vale Filho, o Ademarzinho, vereador mais votado de Itapoá nestas eleições 2024. A seguir, você confere como foi.
Itapoá Notícias: Ao que você atribui tão especial votação, tendo sido eleito como o vereador mais votado de Itapoá nestas eleições?
Ademar Filho (Ademarzinho): O resultado de uma eleição é o somatório de muitas coisas. Temos um histórico de vida dedicada à cidade, que se soma à história dos meus pais, tanto do Ademar [Ribas, ex-prefeito], quanto da Romilda [Velem, ex-vice-prefeita], que já trabalharam muito para o município. Temos o nosso trabalho como profissional, já tendo atuado em cargos públicos. Finalizando, fizemos uma campanha eleitoral com muito foco, falando a verdade, sendo sincero, não prometendo coisas que não se pode cumprir, e demonstrando qual é o papel do vereador, quais são suas reais atribuições.
IN: Uma votação dessas, politicamente, o credencia para responsabilidades ainda maiores como a da Presidência da Câmara, por exemplo. Isso faz parte dos seus planos?
AF: Fizemos uma grande votação e isso não foi por acaso, foi trabalhado. É importante destacar que eu fui, a vida inteira, do Partido Progressista, hoje chamado Progressistas, que é o partido do meu pai e da minha mãe. Mudei de partido este ano [2024], vim para o MDB e sabia que este é o maior partido de Itapoá. Não seria qualquer votação que me credenciaria a ser vereador. Sabia que se fizesse menos de 500 votos, correria o risco de ficar fora. Então, trabalhamos sempre com esse objetivo de suplantar os 500 votos, e aí buscar mais. É importante dizer que o fato de ser o mais votado não me torna automaticamente o presidente da Câmara. Essa é uma outra eleição que vai acontecer entre os nove eleitos, no dia da posse. O nosso grupo que elegeu o Jefinho e o Caldeira, Prefeito e Vice, fez cinco vereadores. São três do MDB, um do PSD e um do União Brasil. Então, temos a maioria dos nove [total de eleitos]. Acredito que essa base, para fortalecer o governo do Jefinho, deve se manter unida. Sem dúvidas, existe uma expectativa muito grande, principalmente dos eleitores, de que nós sejamos o presidente. Faz parte dos nossos planos, sim, mas o plano maior é o bem da nossa cidade. Vamos ter que ponderar e ver o que é melhor para esse primeiro biênio, 2025-2026.
IN: Quais serão suas prioridades como vereador e quais os principais desafios do município?
AF: Essa é uma pergunta difícil. Itapoá é o município que mais cresce em Santa Catarina e o quinto que mais cresce no Brasil. Eu tenho certeza que, no próximo censo, continuaremos assim. Então, temos muitas prioridades. Eu coloco como fundamental, a fiscalização do Poder Executivo e muito respeito ao dinheiro público. Se nos guiarmos pelo respeito ao dinheiro público, conseguiremos fazer um grande trabalho. O município que mais cresce precisa se desenvolver. Temos um atraso histórico com relação ao saneamento básico para coleta de esgoto. Temos essa nossa grande riqueza, que é a nossa praia, o nosso mar limpo, que fez de Itapoá, essa pedra preciosa. Vemos a cidade crescendo grandiosamente e não temos nem um metro de esgoto. Isso me angustia muito. É uma das minhas preocupações para os próximos quatro anos, fazer com que a empresa privada que tem a concessão de saneamento básico em nosso município, comece, de uma vez por todas, a fazer a coleta de esgoto. Temos o desafio da saúde pública. É uma demanda das que mais ouvimos em nossa campanha. Precisamos que o nosso prefeito e vice construam o hospital e deem um melhor atendimento nos postos de saúde. Não que o que temos hoje seja ruim, mas está aquém do que a nossa população precisa. Necessitamos de mais especialidades médicas, mais agilidade nas cirurgias e exames. Temos o desafio do novo Porto que vai se instalar no município, mais uma grande oportunidade para que Itapoá continue se desenvolvendo economicamente. O Porto da Coamo já tem área e está em fase de licenciamento para o início das obras da construção. Temos de fazer com que isso não seja um problema para o município, mas uma oportunidade de nos desenvolvermos com qualidade. E aí, preocupamo-nos com a mobilidade urbana, na qual hoje já encontramos grandes dificuldades. Também nos preocupa bastante, a segurança pública. Temos que buscar melhorá-la, tornarmo-nos uma pedra no sapato dos delinquentes. Esses são alguns dos pontos que eu elenco como dos principais desafios que temos aí para os próximos quatro anos.
IN: Quais são as suas expectativas quanto ao trabalho que fará em conjunto com o prefeito e demais vereadores eleitos?
AF: O Poder Executivo, Jefinho [Prefeito] e Caldeira [vice], tem um plano de governo que está na minha mesa, na cabeceira da minha cama, no porta-luvas do meu carro. Vai estar no meu gabinete na Câmara de Vereadores. É o nosso guia para os próximos quatro anos e nós, como vereadores, vamos legislar para que ele se torne possível, para que o Poder Executivo consiga concluí-lo ou atinja grande parte. Nós vamos estar em cima, fiscalizando o trabalho do Prefeito. E, claro que, sozinhos não faremos nada. Precisamos contar com o apoio dos demais vereadores eleitos e da população, que é um fiscal importante. Tenho um histórico de diálogo, sempre conversando bastante, sempre ouvindo muito, e isso é importante, para que a população esteja em contato conosco e para que o trabalho aconteça a contento.
IN: Você já tem ideia de projetos de lei que pretende apresentar neste mandato?
AF: É importante colocar que eu fui diretor de trânsito e de segurança pública da Prefeitura entre 2021 e 2023. Ali, participamos da elaboração de algumas leis. Importante destacar que, embora o vereador seja chamado de legislador, quem, de fato, produz a imensa maioria das leis é o Poder Executivo, e cabe aos vereadores propor emendas, alterações nesses projetos e aprová-los. Quando estive no Poder Executivo, elaboramos alguns projetos de Lei. Alguns que foram para frente e outros que não. Projetos relacionados à questão de mobilidade urbana. Esses que não foram para frente, eu tenho o anseio de resgatá-los e trazê-los para o debate, ainda que isso tenha que ser feito através do Poder Executivo. Temos um grande desafio também para essa legislatura que se inicia em 2025, que é a revisão do plano diretor do município. Ele tem que passar para uma revisão a cada dez anos e vai estar nesse prazo agora. É um trabalho bastante volumoso, árduo, que teremos que enfrentar e fazer audiências públicas para ouvir a população.
IN: Qual sua mensagem para os eleitores e para a população itapoaense como um todo?
AF: Quero, mais uma vez, agradecer a grande votação que tivemos no último dia 6 de outubro, agora através do teu canal, do Itapoá Notícias e da Tribuna de Itapoá. Muito obrigado a todos que depositaram o voto de confiança na gente. Quero trazer a mensagem de que vamos trabalhar não só por aqueles que votaram na gente. Quem ganha uma eleição não trabalha só para aqueles que votaram, mas para toda a população. Tanto o Prefeito, quanto os vereadores vão trabalhar para toda Itapoá. E nós desejamos uma qualidade de vida melhor para o cidadão itapoaense e para nossos visitantes. E é com mira nessa qualidade de vida que nós vamos trabalhar nos próximos quatro anos. Muito obrigado pela oportunidade, Thiago [Gusso, jornalista e entrevistador]. Coloco-me à disposição para que, durante o nosso mandato, sempre que houver alguma dúvida, você venha nos procurar. Estaremos sempre dispostos a dialogar, porque, sem dúvida nenhuma, a imprensa também é um grande meio de comunicação entre pessoas com mandatos políticos e o povo.
Leia também:
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
Nascido em Itapoá no ano de 1971, Jefinho, como é conhecido, conta que seu pai e avô estiveram entre os pioneiros da cidade, tendo fundado uma serraria nos anos 1970. Vereador por três mandatos consecutivos (de 2009 a 2020), o ex-prefeito e agora pre...
Nessa quinta-feira, dia 07 de novembro, o PMP-BS/Univille (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos) emitiu um alerta para o município de Itapoá. De acordo com a mensagem, o responsável pelo trecho 5 (litoral norte de Santa Catarina) do ...
Bom dia! Problema com lixo recolhido das residências. Cuido de colocar o lixo quase na hora do recolhimento, os trabalhadores que recolhem vão juntando o lixo da rua e colocam todos juntos em frente a uma residência. Os cães que não são de rua e sim de moradores atacam espalhando lixo por toda a rua. O 🚛 passa leva o que sobrou e o restante fica espalhado na frente das 🏘️ . Pego uma saco e junto ex: PH, absorventes, fraldas e comida podre. Pior é que colocam em frente a minha casa, tenho que ficar com uma mangueira espantando os cães até o 🚛 passar. Não é justo! Se observar as frentes de terrenos e 🏡 estão cheio de lixo, tornando a nossa cidade suja.