Porto Itapoá conquista mais um recorde com 1 milhão de TEUs movimentados em 10 meses

Esse resultado é reflexo dos investimentos do empreendimento, que foi o terminal de contêineres com maior crescimento nos últimos 2 anos e já inicia a Fase IV de expansão

O Porto Itapoá, localizado na Baía da Babitonga, litoral Norte de Santa Catarina, está comemorando esta semana, mais um recorde de sua movimentação. O terminal portuário atingiu a marca de 1 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados em apenas 10 meses. Esse novo recorde é notável não apenas pela quantidade, mas também pelo tempo em que foi alcançado. A marca anterior havia sido obtida após 12 meses de operação, o que significa que o porto superou seu próprio desempenho em 67 dias, um resultado que traduz na eficiência das operações.

O diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Jr., atribui esta conquista à infraestrutura moderna e eficiente do Terminal. “Este resultado é fruto dos constantes investimentos que temos realizado para aprimorar cada vez mais nossas operações. Além disso, somos o terminal que conta com o maior número de portêineres de Santa Catarina, com sete equipamentos robustos e tecnologicamente avançados, e o maior pátio de armazenamento”, enfatiza.

O recorde também é atribuído a conclusão da Fase III de expansão, no primeiro semestre de 2024, que permitiu ao Porto Itapoá ampliar o pátio com uma capacidade de 455 mil m², sendo o maior de Santa Catarina e um dos maiores do Brasil. Essa infraestrutura permite armazenar 31 mil TEUs e movimentar 1,8 milhão de TEUs por ano.

E a Fase IV já está em andamento para atender à crescente demanda, tanto no cenário nacional quanto internacional. A ampliação incluirá 120 mil m² adicionais ao pátio e novas aquisições de equipamentos de alta tecnologia, que prometem elevar ainda mais a eficiência e a sustentabilidade do terminal. “Essa expansão reforça nosso compromisso com a eficiência e a capacidade logística, consolidando o Porto Itapoá como um verdadeiro gigante no setor portuário”, destaca o CEO do Porto Itapoá, Ricardo Arten.

Segundo o Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Experiência do Cliente, Felipe Fioravanti Kaufmann, o mercado urge por capacidade logístico-portuária e o Porto Itapoá está dando um passo importante para uma maior fluidez e eficiência do comércio exterior. “Esse recorde é uma conquista do Porto Itapoá e de seus clientes, que juntos vêm construindo uma história de parceria e confiança mútua”.

Em agosto deste ano de 2024, o Porto Itapoá recebeu o Prêmio Portos + Brasil, concedido pelo Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal. O terminal ficou com o 2º lugar na categoria crescimento na movimentação de contêineres, sendo o terminal privado com maior crescimento nesta categoria no País por dois anos consecutivos.

Da Assessoria de Comunicação do Porto Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook