Novo portêiner aumentou produtividade em 15% na operação de navios do Porto Itapoá
O equipamento é um dos maiores em operação no Brasil e pode trabalhar com as maiores embarcações do mundo
Adquirido no ano passado e iniciando operações em 2024, o novo portêiner (guindaste sobre trilhos que movimenta contêineres do navio para o cais e vice-versa) do Porto Itapoá já trouxe 15% de aumento de produtividade nas operações dos navios. Entretanto, a máquina não funciona sozinha: para cada portêiner em ação, é preciso de equipamentos e pessoas que dão suporte a essa operação. A esse aparato, o setor portuário chama de “terno”.
O sétimo terno do Porto Itapoá entrou em operação com força total em agosto e os resultados já apareceram, segundo Sergni Pessoa Rosa Jr., diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Terminal. “A média de movimentos por hora (MPH) de agosto foi de 94 para as operações dedicadas aos navios, um número considerado excelente dentro do setor”, explica. O MPH é um dos indicadores de eficiência de um terminal portuário. “Chegamos a atingir 197 MPH em alguns momentos do mês, o que mostra que ainda há espaço para evolução”, avalia Rosa Jr. A grande vantagem é a redução do tempo de estadia dos navios atracados, gerando produtividade em cadeia em todo o porto. “O resultado positivo no cais se reflete em toda a operação, melhorando o desempenho para todos os envolvidos”.
O sétimo portêiner tem 70m de comprimento de lança e capacidade de alcançar um navio de 65m em largura. “É um dos maiores portêineres em operação do Brasil, pronto para trabalhar com as maiores embarcações do mundo”, ressalta Rosa Jr. O Terminal também dispõe de outros seis portêineres, sendo quatro com 55m e dois com 65m de lança.
Guindastes por controle remoto
O Porto Itapoá é o primeiro terminal portuário da América do Sul a operar RTGs por controle remoto. A aquisição de dez máquinas – um investimento de mais de 25 milhões de dólares – amplia a agilidade das operações do Terminal.
Porto Itapoá tem a maior frota de caminhões elétricos do Brasil
O Porto Itapoá adquiriu uma frota de 20 novos caminhões elétricos para sua operação interna. Chamados de Terminal Tractors (TTs), esses veículos são usados para a movimentação interna de contêineres no Terminal. A aquisição tem um valor de R$ 20 milhões e é parte do processo de expansão do porto, que agora tem a maior frota de TTs elétricos entre os terminais portuários do Brasil.
Leia também:
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
A Lojas Colombo vai abrir sua primeira unidade em Garuva nesta quarta-feira, dia 13 de novembro, na Avenida Paraná, 450, área central da cidade. O evento inicia às 10 horas, com o descerramento da fita inaugural, quando estarão presentes o diretor Co...
No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB - 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Ne...
Se Itapoá têm um porto privado com tantos investimentos, porque São Chico ainda não se tem umnporto ou terminal com grandes investimentos?