
Itapoá volta a ter dois pontos impróprios para banho em relatório do IMA

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulga o relatório de balneabilidade referente ao mês de junho. De acordo com as coletas realizadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 171 estão próprios para banho, o que representa 71,85%. Em Itapoá, dos seis pontos analisados, quatro estão adequados para banho, o que equivale a 66,66%. Os dois pontos impróprios – Balneário Brasília e Rio Saí Mirim na Barra do Saí – rompem com uma sequência de dois meses com balneabilidade de 100% nas águas do município.
O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla 28 municípios litorâneos e mais de 100 praias e/ou balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina contemplando, além de Itapoá, as cidades de: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Paulo Lopes, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.
O Relatório do mês de junho com todas as informações da pesquisa podem ser conferidas na íntegra neste link
Divulgação da Balneabilidade
O Programa de Monitoramento de Balneabilidade do IMA segue um cronograma prévio de coletas provendo transparência e publicidade ao processo. Desta forma, todo cidadão pode acompanhar quando haverá a coleta em determinado ponto. À medida que as análises vão sendo concluídas pelo laboratório do IMA, o resultado do ponto é atualizado automaticamente e pode ser conferido no mapa do site e no aplicativo Praia Segura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
Para acompanhar os resultados das coletas, basta clicar nas bandeirinhas do ponto de interesse e conferir no mapa do site o status da propriedade da praia e a data da última coleta realizada no local. O site também possui o menu histórico, um espaço de pesquisa onde é possível acessar datas, horários, condições do vento, maré, entre outras informações que são registradas no momento da coleta e os resultados da condição própria ou imprópria de cada ponto amostrado.
De novembro a março, o IMA realiza o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente, e às sextas-feiras, divulga um release com o balanço da semana. Já entre os meses de abril e outubro, a pesquisa e a divulgação são mensais.
Do IMA, com adaptações da Tribuna de Itapoá.
Leia também:
Orquestra Prelúdio apresenta trilhas sonoras de clássicos do cinema na Casa da Cultura
MP transforma vidas: atuação do Ministério Público promove justiça e cidadania em Itapoá
Exemplo de São Francisco reforça importância do transporte ferroviário na atividade portuária
Relacionado

Índice de balneabilidade nas praias de SC sobe, mas Itapoá tem dois pontos impróprios
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou nesta sexta-feira, dia 21 de janeiro, o sétimo relatório de balneabilidade da temporada de verão. O novo relatório traz novidades. Foram acrescidos pelo Instituto 5 novos pontos de coleta sendo eles: 1 ponto em Itapoá, outro em Barra Velha, e…
Em "Destaque"

Resultado do relatório de balneabilidade de outubro em Santa Catarina é o melhor de 2019
O IMA (Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina) divulgou o relatório de balneabilidade referente ao mês de outubro. De acordo com as coletas, 85,2% dos pontos estão próprios para banho, nos 500 quilômetros da costa catarinense. A dois meses do início oficial do verão, este é o melhor resultado…
Em "Destaque"

Itapoá permanece com um ponto impróprio no relatório de balneabilidade mensal de junho
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou, nessa sexta-feira (30/06), o relatório de balneabilidade referente ao mês de junho. De acordo com as coletas realizadas nos 237 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 190 estão próprios para banho, o que representa 80,17%. Em Itapoá,…
Em "Destaque"
Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá no qual segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@tribunadeitapoa.com.br
Silvio Vieira
Tenho cá minhas dúvidas, sobre essas medições do IMA. Me parece, muito pontual, o que pode ocorrer variações até mesmo, no mesmo dia.
Se não, como se explica, a balneabilidade de Praia Central de Camboriú em pleno verão?
1 comentário