Itapoaenses lançam livro infanto-juvenil “Histórias de Pescador”
Nesse sábado, dia 22 de junho, foi lançado o livro infanto-juvenil “Histórias de Pescador”, de autoria das professoras Cíntia Beatriz Machado Pereira e Patrícia Machado Pereira, além da designer Ana Beatriz da Costa. O evento de lançamento, que ocorreu na Pousada Pássaros Park, marcou o início da distribuição gratuita dos 3 mil exemplares impressos. Algumas das dez histórias presentes no livro foram contadas e quem esteve presente também pode curtir boa música e celebrar encontros. Houve, ainda, um momento para autógrafos e entrega dos livros.
Durante todo o evento, as três autoras não escondiam a satisfação de estarem vivendo aquele momento, ressaltando sempre a gratidão aos dez pescadores – sendo duas mulheres – que participaram do livro e foram, segundo elas, os protagonistas da noite. São eles: Acindino, Amazor, Berg, Iolanda, Janete, José, Kalanga, Palá, Paulo e Zequinha.
O livro “Histórias de Pescador” celebra, enaltece e promove a cultura caiçara de Itapoá, contando a história de dez pescadores, que inspiram a todos com sua sabedoria e vivência. O objetivo é valorizar a tradição oral de Itapoá contada por pescadores locais, figuras tão importantes na construção identitária da região. Para que chegasse a esse momento de publicação e lançamento, uma grande pesquisa foi realizada pelas autoras. Trata-se de um livro infanto-juvenil, mas elaborado para que pessoas de todas as idades possam ler e viajar pelas excelentes histórias tão bem contadas. Além disso, é uma obra com acessibilidade, seguindo orientações do Ministério da Cultura sobre o tema.
A ilustração conta com desenhos feitos por alunos da Escola Municipal Zózimo Neres do Rosário, que atente aos bairros Pontal, Figueira e Jaguaruna, em Itapoá.
O projeto-livro “Histórias de Pescador” conta com a coordenação cultural da Kirinus Produções e da Escola de Música Tocando em Frente. O patrocínio é do Porto Itapoá por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.
Leia também:
Nascido em Itapoá no ano de 1971, Jefinho, como é conhecido, conta que seu pai e avô estiveram entre os pioneiros da cidade, tendo fundado uma serraria nos anos 1970. Vereador por três mandatos consecutivos (de 2009 a 2020), o ex-prefeito e agora pre...
Nessa quinta-feira, dia 07 de novembro, o PMP-BS/Univille (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos) emitiu um alerta para o município de Itapoá. De acordo com a mensagem, o responsável pelo trecho 5 (litoral norte de Santa Catarina) do ...
O 11º mês do ano chegou e 2025 é logo ali. Mais uma vez, o tempo passou voando aqui na redação do jornal impresso Itapoá Notícias. Com tanto trabalho e tantas notícias que publicamos durante 2024, não poderia ser diferente. E este mês de novembro seg...
O pescador só é lembrado quando é pra escrever uma história, um poema, uma poesia, uma canção, ou para políticos se enaltecerem , más aos olhos de ambientalistas, da sociedade, somos tratados como marginais,destruidores da natureza, precisamos de pessoas realmente interessadas na realidade do pescador profissional, é preciso ter um conhecimento na legislação pesqueira para poder escrever algo sobre o pescador.a realidade nos dias atuais é totalmente diferente do que se escreve.