Polícia Ambiental apreende camarão, redes de pesca ilegal, e resgata tartarugas em Itapoá

A Polícia Militar Ambiental de Joinville, na primeira semana deste mês de junho, realizou uma fiscalização da pesca nas cidades de Araquari, Barra Velha e Itapoá. Essa ação resultou na apreensão de aproximadamente 50 quilos de camarão e 1,7 mil metros de rede de pesca irregular.

Em Itapoá, três embarcações foram abordadas pela fiscalização enquanto realizavam arrasto de camarão sem registro no órgão competente e sem a licença de pesca para a modalidade. Os responsáveis foram multados e tiveram o material de pesca apreendidos, além da apreensão dos 50 quilos de camarão, quais foram doados a uma organização sem fins lucrativos da região. Além disso, a Polícia Militar também apreendeu em Itapoá, três redes de emalhar que se encontravam em costões, totalizando 700 metros de rede.

Já em Araquari, no Rio Itapocú, em local proibido, os policiais removeram e apreenderam 500 metros de redes de emalhar tipo feiticeira irregulares.

Em Barra Velha, na Lagoa da Cruz, próximo à Boca da Barra, os pescadores foram abordados e multados por pesca em local proibido. Eles também tiveram suas redes apreendidas. Ainda no mesmo local, outras quatro redes foram removidas e apreendidas, totalizando cerca de 500 metros delas instaladas ilegalmente.

De acordo com a Polícia Militar Ambiental, a maior parte dessas redes identificadas e apreendidas têm sido denunciadas por moradores dos municípios, por voluntários e servidores das prefeituras locais, que enviam fotos e localização pelas redes sociais, possibilitando a identificação e autuação dos infratores.

Tartarugas Marinhas resgatadas

Nesse domingo, dia 09 de junho, duas tartarugas marinhas da espécie Tartaruga-Verde foram resgatadas de redes em que se encontravam presas, pela Polícia Militar Ambiental. Policiais fazia uma ação de fiscalização na Barra do Saí, em Itapoá, quando localizou e resgatou os dois animais. Cada rede tinha cerca de 300 metros de comprimento.

As tartarugas foram avaliadas pelos policiais para conferência de suas condições de saúde. Consideradas saudáveis, foram devolvidas ao mar, seu habitat natural. As redes ilegais, por sua vez, foram apreendidas. Durante a mesma ação de fiscalização, uma embarcação foi flagrada e multada realizando pesca sem a devida licença.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook