Escola do Pontal recebe palestra sobre a consciência ambiental no descarte de resíduos

Ação, que ainda passou por outras cinco instituições municipais de ensino, culminará com um concurso de desenho sobre o tema abordado nas apresentações

Entre o final do último mês de abril e o início deste mês de maio, a empresa Surbi (Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Itapoá) realizou uma série de palestras, abrangendo seis escolas da cidade. Na ocasião, centenas de estudantes dos 6ºs e 7ºs anos do Ensino Fundamental dessas instituições municipais de ensino assistiram à apresentação da analista ambiental Rafaela Pimentel.

Sob o título “Resíduos Sólidos, Meio Ambiente & Saúde – Conscientização e Ação!”, a profissional da área ambiental explicou a definição e classificação dos resíduos, citou curiosidades e as leis que versam sobre o tema, e detalhou o processo de gerenciamento desses descartes – do momento que sai da casa do usuário do serviço de coleta até a destinação final, passando pelo funcionamento dos aterros sanitários e a erradicação dos famosos “lixões” que, de acordo com a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), deve ocorrer até o final deste ano de 2024. Outro tema de extrema importância abordado nas palestras foi o tempo de decomposição de diversos tipos de resíduos na natureza e os impactos que a destinação inadequada desses pode gerar ao meio ambiente. Além disso, a importância do saneamento e vigilância ambiental também foi citada, assim como a relação da saúde ambiental com diversas doenças.

O tema reciclagem, obviamente, não poderia ficar de fora, e contou com um capítulo à parte. Rafaela explicou os tipos orgânicos, tecnológicos e inorgânicos, detalhando como devem ser feitos os descartes de cada um deles e, em especial, os materiais cortantes, que requerem alguns cuidados extras para que se minimizem os riscos de ferimentos acidentais aos trabalhadores da coleta de resíduos.

De acordo com Rafaela Pimentel, para que o meio ambiente seja tratado com a responsabilidade necessária, é indispensável seguir os mandamentos dos 5 R’s, que são: RECUSAR quando não é necessário; REPENSAR hábitos e atitudes de consumo; REDUZIR a geração de lixo; REUTILIZAR materiais considerados inúteis; RECICLAR, transformando o que for possível em matéria prima de novos produtos.

“É bem bacana trabalhar com as crianças, porque a gente sabe que elas levam até os pais. É muito importante conscientizar a base. A criança, quando aprende algo novo, gosta de passar adiante e de seguir aquilo. Então, a ideia é justamente incorporar esse hábito de fazer a coleta seletiva desde mais novos, para que cresçam com esses hábitos e possamos melhorar cada vez mais a quantidade de resíduos que são encaminhados para a reciclagem aqui em Itapoá”, considera a analista ambiental da Surbi, Rafaela Pimentel.

A terceira escola visitada pela palestrante foi a João Monteiro Cabral, localizada no bairro Pontal. O aluno Luiz Fernando, do 6º ano, considerou a palestra bem legal. Segundo ele, aprendeu muita coisa, como ajudar os coletores do lixo e não os ferir. “Em casa, às vezes, separamos o lixo”, comenta, antes de garantir que seguirá os ensinamentos da palestra. Laís, do sétimo ano, também elogiou a palestra. “Foi interessante. Ensinou bastante sobre a reciclagem e coisas do gênero”. Ela conta que, em casa, separa o lixo junto com sua irmã e já utiliza técnicas aprendidas em outras palestras que teve sobre o tema. Kelly Cristina Andrade de Paula Lima, coordenadora pedagógica da Escola, também comenta a importância da ação. “É muito importante os alunos estarem cientes da reciclagem, do que é bom ao meio ambiente, à saúde. Para eles levarem para casa, falar com os pais, para também estarem cientes disso”, considera.

Além da Escola João Monteiro Cabral, também receberam a palestra, as escolas municipais Ayrton Senna (bairro Itapema do Norte); Monteiro Lobato (Samambaial), Euclides Emídio da Silva (Barra do Saí); Frei Valentim (bairro Itapoá); e Alberto Speck (Saí Mirim). Nas duas última semanas, publicamos as coberturas foto-jornalísticas das ações nas escolas Ayrton Senna (disponível clicando aqui) e Monteiro Lobato (disponível clicando aqui). As demais, traremos semanalmente, nas próximas três semanas.

CONCURSO DE DESENHO

Em nome da Surbi, Rafaela aproveitou para anunciar o lançamento de um concurso de desenhos, cujo objetivo é promover ainda mais a conscientização ambiental entre os estudantes público alvo das palestras. Com o mesmo tema das apresentações, o objetivo do concurso é sensibilizar esses alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente e da separação e reciclagem dos resíduos. Os desenhos participantes do concurso serão elaborados em sala de aula seguindo as orientações fornecidas. Aqueles que forem selecionados pelas escolas, irão à avaliação de uma comissão que será composta por integrantes da Surbi e da Prefeitura de Itapoá. Serão levadas em consideração na escolha dos vencedores, o atendimento do objetivo do concurso, a expressão das ideias, a originalidade e a criatividade. Os três melhores desenhos serão premiados. O primeiro colocado ganhará uma bicicleta e terá o seu desenho divulgado na capa do carnê de coleta de lixo de 2025 em Itapoá. Os outros dois premiados receberão um kit presente cada. O cronograma do concurso será divulgado em breve nas próprias escolas.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Um comentário em “Escola do Pontal recebe palestra sobre a consciência ambiental no descarte de resíduos

  • Avatar
    7 de junho de 2024 em 11:32
    Permalink

    E fundamental ensinar as crianças separação correta do lixo. Agora teríamos que ter ensinamentos para pescadores para que não ficassem tanto resto de cordas e isopores e linhas mo mar e na beira da praia. Conscientização e o caminho.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook