Itapoá celebrará seus 35 anos de emancipação política com programação repleta de atrações
No dia 26 de abril, Itapoá celebra mais um aniversário, desta vez o 35º ano de sua emancipação política. Foi no dia 26 de abril de 1989 que o Município passou a escrever, por si, sua própria história.
Com um nome indígena que significa “pedra que surge”, Itapoá teve como primeiros Habitantes, os índios Carijós. Eles deram o nome ao Município baseados em uma pedra que fica na região central da cidade, 300 metros dentro do mar. Essa pedra surge e some conforme as marés, ficando submersa quando alta e à vista quando a maré está baixa, em um efeito curioso de ser ver.
Município bastante novo, Itapoá tem forte relação histórica com São Francisco do Sul e Garuva. As terras que atualmente pertencem a Itapoá são conhecidas há séculos, pois faziam parte de São Francisco do Sul, cidade descoberta em 1504. Assim como Itapoá, Garuva também pertencia às terras francisquenses, sendo emancipada em 1963, quando levou consigo o que viria a ser (três anos depois, em 1966), o distrito de Itapoá, que se emancipou da Administração Garuvense dia 26 de abril de 1989.
Todavia, Itapoá como conhecemos atualmente é fruto de muitas lutas e conquistas que vieram antes e depois de sua emancipação. Com um crescimento bastante rápido nos últimos anos, o município enfrenta algumas dificuldades em relação ao seu desenvolvimento, mas é possível dizer que há mais a ser celebrado do que lamentado. A se destacar, as belas praias na imensidão de seus 32 km de orla marítima, a natureza invejável em privilegiado espaço da mata atlântica, o povo hospitaleiro, o desenvolvimento econômico através do Turismo e principalmente do Porto, entre muitos outros pontos.
Para celebrar os 35 anos de Itapoá, a Prefeitura local preparou uma programação especial, que contemplará shows nacionais, além de apresentações com artistas locais e exposição de artesanato. Serão três dias de eventos com entrada gratuita e atividades para toda a comunidade.
No dia 26 de abril, sexta-feira, Itapoá recebe Michel Teló, que trará seu show nacional para o Município. De acordo com a programação, a apresentação será por volta das 22h. Antes, a partir das 19h30, quem agitará o palco montado na Avenida Brasil, 909 (em frente ao Maresia Beach Clube, no Espaço Riviera Santa Maria) será Dj ARM4P.
No sábado, dia 27 de abril, será a vez das bandas e demais atrações locais se apresentarem, constando na programação divulgada pela Prefeitura de Itapoá: Feira de Artesanato (das 9h às 18h); Doação de Mudas (9h às 14h); Coral Vozes da Babitonga (19h); Apresentações Musicais (19H40); Baú Musical (21h40); Estação B (22h40); Banda Negra (23h40).
E, para fechar a programação deste final de semana especial, dia 28 de abril, domingo, o palco do evento recebe o show da banda Falamansa (previsto para as 20h). Antes, a partir das 18h, quem toca é o DJ ARM4P.
Nesse clima de comemoração, parabenizamos cada um dos moradores de Itapoá. Desejamos que a Cidade continue sendo esse lugar abençoado e belo, com desenvolvimento pujante e com toda a prosperidade, educação, justiça, realizações e felicidade que o povo local merece.
Que não falte a nenhum de nós, itapoaenses, saúde e inspiração para escrevermos os próximos capítulos desta história.
Parabéns Itapoá!
Leia também:
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB - 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Ne...
Nascido em Itapoá no ano de 1971, Jefinho, como é conhecido, conta que seu pai e avô estiveram entre os pioneiros da cidade, tendo fundado uma serraria nos anos 1970. Vereador por três mandatos consecutivos (de 2009 a 2020), o ex-prefeito e agora pre...