“FELIZ ANO NOVO LETIVO – Aprender a aprender ensinar para a vida”, por Fátima Rigoni

Que saudades do pessoal! Quando começa um ano letivo, a família e a escola se preparam, planejamentos são feitos, reuniões pedagógicas acontecem, o cafezinho é oferecido e o reencontro com os colegas coloca as conversas em dia. Isso, sabemos que acontecerá, mas o que não sabemos, é qual será a realidade que vamos encontrar nas novas turmas. O recomeço provoca um friozinho na barriga que nos adverte: podemos até conhecer os alunos e as alunas das novas turmas, porém o tempo passou e eles já se modificaram. Nós nos modificamos e a educação está em constante movimento. A família também tem novas expectativas.

Como já citei em outro momento, não nascemos prontos. Portanto, podemos afirmar que somos incompletos e, como professores, necessitamos de formação permanente – um compromisso consigo mesmo, com sua profissão e com o direito de aprender do outro. A família também precisa conhecer a escola e os objetivos do novo ano. Os professores exercem papel fundamental no processo de aprendizagem e na humanização de nossos alunos.  As práticas educativas são ferramentas para mediar conhecimentos que possibilitem aos alunos viverem melhor com suas famílias, com seus amigos, com a sociedade em que estão inseridos, utilizando como pretexto, a própria sociedade, a partir do próprio quintal dos alunos. É hora de motivar a comunidade escolar através do ambiente e da valorização dos profissionais. É hora de refletir sobre:

– A importância dos professores na vida dos alunos e da sociedade;

– A escola é um espaço de aprendizagem que representa uma época e um contexto social e cultural, e a família e a comunidade escolar fazem parte desse contexto;

 – A educação que acontece na vida e para a vida, isto é, “a educação é a própria vida” (John Dewey);

– Os principais desafios da escola e o direito à aprendizagem: A importância da presença da família;

– Os alunos e a aceleração da tecnologia e do pensamento; O compromisso com a humanização do aluno e da aluna;

– O aprender a aprender ensinar a construir conhecimentos com o que há de mais significativo para os alunos – a própria vida;

– O compromisso político com o processo de ensino e de aprendizagem;

– Novos temas que a sociedade apresenta e que são necessários para o conhecimento, por exemplo, o feminicídio.

A consciência ética dos gestores, da equipe pedagógica, dos professores e também da família deve ter relação direta com a busca da qualidade da educação e com o direito de aprender das alunas e dos alunos.  A inquietação e a motivação incessante de todos os envolvidos fazem com que busquem encontrar a excelência e a qualidade educacional.

Esperamos, assim, que o novo ano letivo venha contribuir com a construção de uma sociedade mais coerente com nossos dias e que possamos refletir sobre a importância de aprender a aprender a ensinar.

FELIZ ANO LETIVO!

Autores referenciados

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva.
CALDERA, Alejandro Serrano. Ética e mundializacion.
CORTELLA, Mario Sergio. Não nascemos prontos.
FREIRE, P. Política e educação.

Fátima Gusso Rigoni

Fátima Gusso Rigoni

Mestre em Ciência da Educação; especialista em História e Filosofia da Ciência; especialista em Alfabetização e Letramento; e especialista em Ensino de Artes; Fátima Gusso Rigoni é graduada em Educação Artística; professora com experiência de trinta anos; palestrante; coordenadora e professora de cursos com formação continuada para professores e gestores; autora de livros didáticos e de conto; autora de projetos premiados voltados à Educação; e artista plástica.

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