“Viva de propósito!”, por Jô Ribas
Frequentemente, tenho lido a frase: “só vive o propósito quem aguenta o processo”. Creio que você também já a leu ou ouviu em algum lugar. Com tantas pessoas citando e referindo-se ao “propósito”, fiquei curiosa a ponto de querer saber mais, saber qual é a verdadeira importância e significado da palavra. E é disso que falaremos a seguir.
Mas o que é ter um propósito claro e definido na vida? Você já parou para pensar por qual motivo está aqui? Já tentou encontrar o seu objetivo ou já o encontrou? Ou ainda, quando pensa a respeito, sente-se meio perdido?
Descobri, através de todas essas perguntas, o quão profunda e grandiosa pode ser a palavra “propósito”.
Fazer essa imersão e buscar o real sentido da nossa existência pode ser chamado de propósito, pois ele faz parte da nossa identidade pessoal. É a busca pela verdadeira essência, que nos motiva e dá sentido ao que fazemos e realizamos.
Sendo assim, ele não é um objetivo de vida e nem uma simples meta a ser alcançada. Também não é uma vocação a qual temos maior facilidade em desenvolver.
O propósito é algo muito maior e mais abrangente!
Ele faz parte do que você é interiormente, e se revela através das suas atitudes, comportamentos e maneiras de agir, pois está intimamente ligado aos valores e princípios, virtudes e caráter. É o que buscamos como seres humanos e o que desejamos deixar como legado, e também, a forma pela qual almejamos ser lembrados. Podemos dizer que o propósito nos faz desejar fazer a diferença na vida das pessoas, através de quem nós somos.
Compreender o nosso propósito é uma verdadeira jornada de autoconhecimento. É necessário desenvolver nossas habilidades emocionais, refletir sobre as nossas atitudes diante de certas situações, das pessoas com quem convivemos e da vida como um todo.
A busca por um propósito de vida pode estar, ou não, ligada a uma crença religiosa. Para os que são espiritualizados, o propósito é que o coração esteja alinhado com o que Deus escreveu no livro da vida, para cada um de seus filhos, desenvolvendo ao máximo os dons, talentos e o mais importante, o caráter, para que possam frutificar e multiplicar, sobre toda a terra, a sua glória.
Enfim, é ser uma pessoa melhor a cada dia, para si e para os outros, conectados com uma sabedoria maior, buscando e trilhando o caminho que já está escrito para cada um de nós.
Assim sendo, é necessário ir além do óbvio e dedicar atenção aos detalhes da sua trajetória. Você já pode estar vivendo o seu propósito, mas ainda não sabe disso. Pode também estar realizando coisas que te levarão a ele. Se permita questionar e se aprofundar nos pensamentos. Fuja da autocobrança e preste atenção aos sinais que surgem durante a sua jornada. Lembre-se que o propósito é uma busca pessoal e intransferível que faz parte da sua evolução como ser humano. Pense no que faz o seu coração bater mais forte e o que te motiva a levantar da cama todos os dias.
Tenho certeza que dessa forma, você poderá fazer a diferença no mundo, construir um legado e ser lembrado por algo positivo.
Viva de propósito, seguindo o seu Propósito!
Leia também:
Passado o período eleitoral, a Coluna Cultural pode retornar desse momento com algum aprendizado. Segundo as pesquisas qualitativas que orientam as campanhas eleitorais dos diversos candidatos, e também pela pouca presença da mesma no conteúdo das pr...
O 11º mês do ano chegou e 2025 é logo ali. Mais uma vez, o tempo passou voando aqui na redação do jornal impresso Itapoá Notícias. Com tanto trabalho e tantas notícias que publicamos durante 2024, não poderia ser diferente. E este mês de novembro seg...
O professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Emiliano Castro de Oliveira, alertava em 2015, sobre o exaurimento de um dos mais importantes rios do sudeste brasileiro: o rio Paraíba do Sul, que percorre 1.130 quilômetros nos estados...