“Aprenda a dizer sim!”, por Jô Ribas
Você já parou para pensar no poder das palavras? Na força que elas têm ao serem proferidas e na consequência que causam em quem as escuta?
Pois bem! Tenho ouvido, lido e observado o enaltecimento de uma pequenina palavra, forte e severa, que coloca limites e impõe rigidez, falo aqui da palavra NÃO.
Esse substantivo masculino, tem no dicionário, tais significados:
- Designação de partícula negativa, inversa à partícula afirmativa sim;
- Manifesta ou explícita negação ou rejeição; do mesmo significado da expressão: de modo nenhum;
- Designação de jamais, negativo ou nunca.
Quando li sobre toda a negatividade e peso que o NÃO tem, decidi andar na contramão, olhando para o oposto, e me deparei com a leveza, a grandiosidade e o poder da palavra SIM!
Quando dizemos “sim”, a nossa expressão facial é de um sorriso que ocorre naturalmente! E você sorriu ao perceber isso!
O “sim” é a motivação diária que necessitamos em nossas vidas, como pequenas doses de otimismo, para enfrentar as adversidades com positividade e resiliência.
Aprender a aceitar as adversidades é o primeiro passo para que os dias sejam mais leves, pois ao contrário do que muitos pensam, não temos o controle de quase nada nessa vida e somos responsáveis, apenas, pela maneira que reagimos aos acontecimentos.
Nós podemos escolher enxergar e dar importância ao lado positivo ou negativo, em qualquer situação que nos ocorra. Podemos reclamar, nos tornar ingratos, insensíveis ou virar a chave, percebendo e agradecendo por tudo o que de bom acontece em nosso dia a dia.
Precisamos, urgentemente, de mais positividade, de alegria e contentamento! Precisamos dizer e ouvir mais a palavra SIM!
O “sim” liberta, cria uma coragem interna, quebra o medo e impulsiona a realizar o inimaginável.
Ao longo da história, percebemos que as pessoas que disseram mais “sim” do que “não” fizeram a diferença. Desbravaram mares e descobriram novos continentes. Estiveram em grandes batalhas, arriscaram-se para cumprir os seus propósitos, conquistaram terras, tesouros e pessoas. Selaram a paz e celebraram as suas vitórias! Essas pessoas, corajosamente, disseram “sim”!
O “sim” promove, alegra e motiva. Dizer “sim” é, sem dúvidas, a melhor experiência com a força das palavras.
Através do “não”, contratos são firmados, amores são selados e celebrados, sonhos são alcançados e realizados. O “sim” altera a história!
Troque o “não” pelo “sim” e perceba como a sua motivação mudará, seus olhos se abrirão e seu coração baterá mais forte dizendo: vai nessa! Só depende de você!
Use o “sim” sem moderação!
Diga mais “sim” do que “não” e sinta a leveza que essas três letras transmitem. A vida é boa “sim”, a vida é bela “sim”!
Comece! Tente! Pratique!
Simples asSIM!
Leia também:
Passado o período eleitoral, a Coluna Cultural pode retornar desse momento com algum aprendizado. Segundo as pesquisas qualitativas que orientam as campanhas eleitorais dos diversos candidatos, e também pela pouca presença da mesma no conteúdo das pr...
O 11º mês do ano chegou e 2025 é logo ali. Mais uma vez, o tempo passou voando aqui na redação do jornal impresso Itapoá Notícias. Com tanto trabalho e tantas notícias que publicamos durante 2024, não poderia ser diferente. E este mês de novembro seg...
O professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Emiliano Castro de Oliveira, alertava em 2015, sobre o exaurimento de um dos mais importantes rios do sudeste brasileiro: o rio Paraíba do Sul, que percorre 1.130 quilômetros nos estados...