
Porto Itapoá recebe Prêmio “Portos+Brasil 2023”

O Porto Itapoá recebeu o “Prêmio Portos+Brasil de 2023” como o TUP – Terminal de Uso Privado – com o maior crescimento na movimentação de contêineres em 2022, com 14,3% em relação ao ano anterior. O Terminal ficou em segundo lugar na categoria Crescimento da Movimentação de Contêineres, atrás somente do porto público do Rio de Janeiro.
O “Prêmio Portos+Brasil” reconhece autoridades portuárias e terminais públicos e privados, além de gestores de terminais, por seus trabalhos e projetos. A iniciativa é do Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal e tem o objetivo de avaliar o setor portuário e suas gestões. Estiveram presentes, representando o Porto Itapoá na cerimônia realizada em Brasília (DF) nessa quarta-feira, dia 9 de agosto, o presidente Cássio Schreiner e o diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente, Sergni Pessoa Rosa Jr.
Cássio Schreiner destacou o período de franco desenvolvimento do Terminal. “Investimos cerca de R$ 750 milhões na expansão do nosso pátio, que vai nos possibilitar, ao término das obras, operar cerca de 2 milhões TEUs por ano”, explicou. Ao fim deste ano (2023), o Porto Itapoá contará com 455 mil m² de pátio. Além disso, Schreiner ressalta os resultados já percebidos no primeiro semestre deste ano. “Crescemos 18% em relação ao mesmo período de 2022, o que certamente nos colocará novamente entre os TUPs que mais cresceram em 2023”, avalia.
Sobre o Porto Itapoá
O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.
Da Assessoria de Imprensa do Porto Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.
Leia também:
Vereador de Itapoá é ouvido pela polícia como testemunha após briga com tiros
Orquestra Prelúdio emociona Itapoá com trilhas de filmes clássicos em concerto inesquecível
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina lança sua campanha do agasalho 2025
Relacionado
Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá no qual segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@tribunadeitapoa.com.br
Nicolau Vianna
Não tiro o mérito de todo crescimento que o Porto de Itapoá vem oferecendo ao município, mas pensando em equilíbrio com os usuários e veranistas que também são parte importante, tem sido prejudicado com o nível das estradas de acesso. Os caminhões que são parte importante desse crescimento, vem causando desgastes excessivos nas estradas e ruas e não a mesma preocupação com a melhoria proporcional ao crescimento que vem sendo premiado. Tem vidas em jogo, se é responsabilidade do estado pela conservação, porém mais do nunca o Porto também tem responsabilidades cuidando o que também é de interesse público e da comunidade local.
Roberto Perussolo
As autoridades e políticos deveriam unir-se em torno da melhoria geral de infraestrutura de estradas. Recuperação e principalmente Duplicações.
3 comments