Porto Itapoá bate recorde mensal de movimentação pela terceira vez em 2023
O mesmo recorde já havia sido batido pelo Terminal duas vezes neste ano, em março e maio, marcando um primeiro semestre bastante positivo, com 18% de crescimento
O Porto Itapoá iniciou o segundo semestre de 2023 batendo seu recorde mensal de movimentação, com 99.396 TEUs (contêineres de 20 pés). O valor é cerca de 10% maior que os 89.880 TEUs movimentados pelo Terminal em julho de 2022. O mesmo recorde já foi batido duas vezes neste ano, em março e maio, marcando um semestre bastante positivo, com 18% de crescimento em relação ao mesmo período do ano passado (2022).
A maior parte das movimentações de julho foram importações, cerca de 15% do total, segundo o presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner. “Os resultados do primeiro semestre de 2023 apontaram um crescimento de 40% das importações no Porto Itapoá em relação ao mesmo período de 2022”, diz. “Mostra um movimento de mercado motivado, sobretudo, pela indústria”.
A China segue sendo o país origem da maioria das importações que vieram pelo Porto Itapoá, sendo Alemanha e EUA quarto e quinto lugares, respectivamente. As cadeias produtivas que mais movimentaram as importações no terminal foram maquinário geral e seus componentes, plástico e, ainda, tecidos, vestuários e calçados.
As exportações, por sua vez, corresponderam a pouco mais de 13% do total em julho, sendo os EUA o principal destino, seguido por China e Arábia Saudita. As cadeias produtivas que mais movimentaram as exportações no Terminal foram carnes congeladas e refrigeradas, madeira e suas obras e produtos químicos (orgânicos e inorgânicos).
As operações de transbordo também foram importantes, com cerca de 13% do total movimentado. “O transbordo é a operação em que os contêineres são desembarcados do navio para, posteriormente, serem embarcados em outro navio com destino diferente”, explica Schreiner.
Outros recordes
O Porto Itapoá bateu seu recorde histórico de cargas LCL – cargas que ocupam menos de um contêiner e, por isso, dividem o espaço. Foram ao todo 40 contêineres, referentes a 227 diferentes pedidos. O mês de julho também foi o mês em que o Terminal recebeu mais navios: 54 ao todo.
Sobre o Porto Itapoá
O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.
Da Assessoria de Comunicação do Porto Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.
Leia também:
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
A Lojas Colombo vai abrir sua primeira unidade em Garuva nesta quarta-feira, dia 13 de novembro, na Avenida Paraná, 450, área central da cidade. O evento inicia às 10 horas, com o descerramento da fita inaugural, quando estarão presentes o diretor Co...
No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB - 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Ne...
A esplosao de Itapoá será inacreditável pois hoje o movimento da construção civil e outros é inacreditável. Viva Itapoá.