Itapoá obtém Licença Ambiental de Instalação para Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto
Com investimentos de R$ 60 milhões, a obra inicia em janeiro e será um avanço no saneamento básico no município
Nesta terça-feira, dia 20 de dezembro, a Prefeitura de Itapoá obteve a Licença Ambiental de Instalação (LAI) que autoriza a construção do Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto Sanitário, incluindo a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), as elevatórias e a rede coletora. A licença de instalação foi concedida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) e a construção de todo sistema será realizada pela empresa Itapoá Saneamento. Com investimentos de R$ 60 milhões, a obra está programada para iniciar em janeiro no mesmo terreno onde hoje está a Estação de Tratamento de Água (ETA), no Jardim da Barra.
No local, será instalado o sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário que vai tratar os efluentes residenciais e comerciais. Para o prefeito Jeferson Garcia, a construção da ETE é um marco do município, pois vai promover as instalações e os avanços necessários no âmbito do esgotamento sanitário, de acordo com a lei que versa sobre o Marco Legal do Saneamento Básico. “Um grande passo para o desenvolvimento de Itapoá, que vai viabilizar o acesso de moradores e empreendedores ao saneamento básico, fazendo com que tenhamos um sistema de esgoto sanitário à altura do que nossa cidade merece”, afirma o prefeito.
De acordo com Rafael Brito, secretário municipal de Meio Ambiente de Itapoá, assim que as instalações da rede coletora e da ETE forem finalizadas, todas as casas e edificações que tiverem o ramal de ligação em frente ao imóvel deverão conectar o sistema de tratamento de esgoto na rede pública e abolir as fossas. “Dessa forma, o município ganha em balneabilidade, qualidade ambiental e saúde pública”, complementa Brito.
Em breve, a Prefeitura deve elaborar um plano de comunicação em parceria com a Itapoá Saneamento para informar aos cidadãos sobre as datas para fazer a conexão do sistema de tratamento individual na rede coletora. De acordo com o cronograma previsto no Estudo de Impacto Ambiental (EIA), a previsão é de que a Itapoá Saneamento finalize a construção da ETE e da rede coletora (Fase 1 – SES Centro) em até oito meses.
Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.
Leia também:
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB - 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Ne...
Nascido em Itapoá no ano de 1971, Jefinho, como é conhecido, conta que seu pai e avô estiveram entre os pioneiros da cidade, tendo fundado uma serraria nos anos 1970. Vereador por três mandatos consecutivos (de 2009 a 2020), o ex-prefeito e agora pre...
Excelente notícia.
Parabéns , prefeito e os envolvidos nesta conquista, Itapoá cada vez melhor.
É um grande acontecimento em Itapoa, para os cidadoes que vivem aqui no meio da água.
Uma cidade com grande potencial mais com fracos governantes e fracas ideas, espero de coração que esses 60 milhões sejam destinados realmente al tratamento.
Acordem povo de Itapoá estão roubando o futuro dos seus filhos.
Muito bom
Deus queira que seja verdade essa notícia. Acho horrível ter fossa em casa.