Trapiche da Figueira do Pontal é reinaugurado com novas cores
Estrutura inaugurada em 1992 foi reformada por meio de Parceria Público-Privada e ganhou um colorido especial que remete à cultura e ao turismo de Itapoá
Sob um cenário de sol e céu azul, na presença de moradores do Pontal e autoridades, a Prefeitura de Itapoá, por meio do Núcleo de Desenvolvimento Sustentável (NDS), reinaugurou nessa sexta-feira, dia 04 de novembro, o Trapiche da Figueira do Pontal. “Um desafio e tanto para a entrega da reforma deste equipamento municipal de extrema importância para a nossa cidade, pelo seu potencial turístico e, também, por facilitar o acesso dos pescadores para atracarem seus barcos”, afirma Marlon Neuber, Prefeito de Itapoá.
As obras para a reforma começaram em junho e foram viabilizadas a partir de convênio firmado entre a Prefeitura de Itapoá e a New Fortress Energy, empresa americana responsável pelo terminal de gás natural liquefeito que está sendo construído na Baía da Babitonga. “Essa reforma que entregamos hoje é fruto de uma Parceria Público-Privada e do trabalho de muitas mãos, que representa o nosso turismo, a nossa cultura e, também, de grande utilidade pública”, diz Sergio Rodrigo Grassi, Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Econômico.
Desde a inauguração, em janeiro de 1992, o Trapiche da Figueira se tornou um dos pontos mais apreciados por turistas e moradores, por proporcionar vista privilegiada da Baía da Babitonga e da área portuária. A estrutura também é usada como atracadouro para os barcos de pesca.
Após a reforma, o Trapiche ganhou nova vida, com pilastras coloridas que seguem as cores da marca turística de Itapoá. Cada tom remete a um significado: o vermelho traz a cor do Farol, ícone do turismo no município; o azul representa o céu, o mar, os rios e a pesca; o marrom simboliza a arquitetura local; já o amarelo foi inspirado na Maria Catarinense, ave rara cujo habitat é unicamente a mata atlântica da região. O trapiche também tem a cor verde, que expressa a fauna e a flora locais; e a cor laranja, que traduz a gastronomia itapoaense. Além de ser mais um atrativo para os visitantes, as cores têm o objetivo de consolidar a marca turística da cidade.
Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.
Leia também:
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB - 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Ne...
Nascido em Itapoá no ano de 1971, Jefinho, como é conhecido, conta que seu pai e avô estiveram entre os pioneiros da cidade, tendo fundado uma serraria nos anos 1970. Vereador por três mandatos consecutivos (de 2009 a 2020), o ex-prefeito e agora pre...
Fui o engenheiro que projetou e construiu o trapiche original. Para nós é uma grande alegria quando uma estrutura recebe este cuidado e ganha uma nova vida, continuando a ser útil.
Ficou muito bom e bonito o novo trapiche!
Teria agora que reformar o pier do porto,que no meu ponto de vista era um dos mais bonito cartão postal de itapoá,está interditado para reforma já tem dois anos e não se vê ninguém reformando!