Caminhão Conhecendo os ODS vai passar por Itapoá e deve reunir cerca de 4 mil pessoas
Patrocinado pelo Porto Itapoá, a maior itinerância em ODS das Américas chega ao litoral norte catarinense com atividades para toda a família
Uma das maiores iniciativas para a regeneração do planeta, o Caminhão Conhecendo os ODS, vai circular de norte a sul do país levando informações e atividades sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para 13 cidades em sete estados brasileiros. A vinda para Itapoá da ação organizada pela Ecotransforma e NTICS Projetos, no próximo sábado, 22 de outubro, foi viabilizada pelo patrocínio do Porto Itapoá.
O presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner, acredita que a iniciativa será um marco para o município. “A discussão acerca dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável é algo fundamental para elevarmos a concepção do que é sustentabilidade”, explica. “A abordagem com as novas gerações, sobretudo, é um aspecto valioso desse projeto e, por isso, ficamos bastante felizes em oportunizar e compartilhar essa oportunidade com a comunidade itapoaense”.
De salários justos aos cuidados para uma saúde de qualidade e proteção social, o projeto tem como objetivo ampliar o debate sobre as 169 metas dos 17 ODS da Agenda 2030 da ONU junto a professores e alunos da rede pública de ensino, e a toda população da região. “Chegamos em um momento que todos devemos nos unir para a regeneração deste planeta que habitamos. Desde 2017, criamos a iniciativa Conhecemos os ODS, que conta com o Caminhão ODS. O caminhão leva formas práticas das pessoas colocarem os ODS em suas vidas”, explica Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos.
No sábado, 22 de outubro, a carreta vai parar na Avenida Beira Mar 3, onde serão montadas 13 tendas, uma para cada ODS, com oficinas, atividades práticas, realidade virtual, exposições, rodas de conversa, trocas de experiência, bate-papo, vídeos interativos e dezenas de atividades divididas dentro e fora do caminhão. Também acontece o evento Talks, no qual empresas, universidades e instituições irão debater o que já existe e o que ainda precisa ser feito dentro de cada cidade, estado e país.
O Caminhão Conhecendo os ODS conta com parceiros expressivos como a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, Escola da Integridade, Pacto Global, WFP – Programa Global de Alimentos, ONU Habitat, ONU Mulheres, Refúgio 343, Kornerz, SB Sustainable Business Solution, além do renomado artista Ciro Palomino. Vai contar ainda com nomes e personalidades locais que dão voz ao desenvolvimento sustentável dentro das comunidades, e que vão ajudar a criar debates e dinâmicas colaborativas para que pessoas e empresas adotem boas práticas para a sua rotina. “A ideia é não deixar ninguém para trás”, afirma Ana Carolina.
As atividades acontecem das 9h às 17h na Avenida Beira Mar 3 e são esperadas cerca de 4 mil pessoas. A participação é gratuita e a programação completa você pode acompanhar no site www.conhecendoosods.com.br/caminhao
Além de Itapoá, o Caminhão Conhecendo os ODS, a maior itinerância ODS das Américas, vai passar por Imbituba (SC), Senador Canedo (GO), Ipatinga (MG), Vespasiano (MG), São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP), Santos (SP), Guarujá (SP), Rondonópolis (MT), Sinop (MT), Boa Vista (RR) e Silves (AM).
Serviço:
Caminhão Conhecendo os ODS
Dia 22 de outubro – sábado
Das 9h às 17h
Avenida Beira Mar 3 – Itapoá (SC)
www.conhecendoosods.com.br/caminhao
Sobre o Porto Itapoá
O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.
Sua localização privilegiada, na Baía da Babitonga, proporciona condições seguras e facilitadas para a atracação dos navios. Com águas calmas e profundas, a Baía é ideal para receber embarcações de grande porte, uma tendência cada vez mais adotada na navegação mundial.
Sobre a Ecotransforma
A Ecotransforma é uma produtora artística, com vasta experiência em exposições e curadorias em todo o Brasil.
Sobre a NTICS Projetos
Em 2022, a NTICS Projetos está celebrando 20 anos, promovendo o desenvolvimento sustentável através de projetos e soluções inovadoras. Desde sua fundação, a empresa já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas.
Com matriz no Brasil e filiais nos Estados Unidos e Europa, há três anos, a NTICS Projetos se tornou signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), e desde então tem direcionado sua estratégia, alinhando todos os seus projetos aos ODS.
A atuação da NTICS Projetos no Brasil tem como prioridade quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parceiras e Meios de Implantação). A ambição para os ODS 4 da empresa é a de levar projetos inovadores e sustentáveis para 3,7 milhões de crianças e adolescentes (10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil) até 2025.
Da Assessoria do Porto Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.
Leia também:
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB - 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Ne...
Nascido em Itapoá no ano de 1971, Jefinho, como é conhecido, conta que seu pai e avô estiveram entre os pioneiros da cidade, tendo fundado uma serraria nos anos 1970. Vereador por três mandatos consecutivos (de 2009 a 2020), o ex-prefeito e agora pre...