Avança projeto de engordamento da orla de Itapoá

Prefeitura de Itapoá envia Termo de Compromisso para Porto de São Francisco do Sul sobre a obra para uso benéfico dos sedimentos oriundos de dragagem

A Comissão do Poder Público Executivo e o presidente da Câmara Municipal que, juntos, avaliam os trâmites sobre a obra do engordamento da orla de Itapoá com a SCPAR Porto de São Francisco do Sul, enviaram, nessa quinta-feira, dia 14 de julho, o Termo de Compromisso para o Porto de São Francisco do Sul. O documento traz os detalhamentos do processo que vai destinar sedimentos dragados na Baía da Babitonga para o uso benéfico na recuperação e proteção da orla de Itapoá, e na reconstituição do sistema de dunas embrionárias – processo conhecido popularmente como “engorda”.

A Comissão se reuniu na noite da última quarta-feira, dia 13/07, no Núcleo de Desenvolvimento Sustentável (NDS) da Prefeitura de Itapoá, para revisar e fazer os ajustes finais no Termo. O encontro foi a última etapa de avaliação e elaboração do documento que vem sendo trabalhado desde a primeira reunião realizada no dia 30 de maio, na sede do Porto Itapoá, com os responsáveis da SCPAR Porto de São Francisco do Sul, técnicos da empresa de consultoria ambiental e a comissão do Município de Itapoá, incluindo o prefeito Marlon Neuber. Na ocasião, foram apresentados o projeto conceitual da obra e as estimativas de custo.

Logo após a reunião, no dia 28 de junho, a SCPAR Porto de São Francisco do Sul enviou o documento intitulado “Projeto Uso Benéfico dos Sedimentos Dragados na Recuperação e Proteção da Orla do Município de Itapoá e de Reconstituição do Sistema de Dunas da Praia da Figueira do Pontal e da Praia Pontal do Norte até a Praia da Princesa do Mar”, possibilitando o pedido feito no dia 07 de julho, junto à Secretaria do Patrimônio da União (SPU) para obter autorização de obras em imóvel da União. O pedido está tramitando sob número SC03268/2022.

Com o envio do termo, a expectativa do Município de Itapoá é de que as tratrativas com a SCPAR Porto de São Francisco do Sul avancem para que a obra seja iniciada.  “A recuperação e a proteção da linha de costa devem impactar positivamente nos setores logístico, turístico e econômico, além de ser de grande importância para a preservação ambiental da nossa orla”, diz Marlon Neuber, prefeito de Itapoá.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

4 comentários em “Avança projeto de engordamento da orla de Itapoá

  • Avatar
    27 de fevereiro de 2024 em 16:09
    Permalink

    Infelizmente ninguém liga pro meio ambiente. Políticos querem saber o quanto irão lucrar. Tem que haver outra solução que não seja mexer com a natureza de uma forma tão agressiva .

    Resposta
  • Avatar
    10 de junho de 2023 em 17:21
    Permalink

    Boa tarde. Alguma. Posição sobre a engorda da praia de Itapoa. A muito tempo esperada pela populacao. Parabens Jefersom. Acredito que todos estao felizes com sua adm.

    Resposta
  • Avatar
    19 de julho de 2022 em 09:53
    Permalink

    Olá, grata pela lembrança do meu nome, na colaboração de imagens na página do colaborador Júlio Penteriche, (Praia de Itapoá),
    acredito que morando aqui devo honrar e colaborar para que só o melhor prospere, abraço fraterno, Nilva Maria.

    Resposta
    • Avatar
      27 de dezembro de 2023 em 10:56
      Permalink

      Há algum projeto de revitalização da orla para a barra do sai. Estive caminhando hoje e a degradação causada pelo mar é enorme. Se algo não for feito em breve, a praia começará a ficar repleta de escombros. Afugentando boa parte dos turistas.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook