
Avança projeto de engordamento da orla de Itapoá

Prefeitura de Itapoá envia Termo de Compromisso para Porto de São Francisco do Sul sobre a obra para uso benéfico dos sedimentos oriundos de dragagem
A Comissão do Poder Público Executivo e o presidente da Câmara Municipal que, juntos, avaliam os trâmites sobre a obra do engordamento da orla de Itapoá com a SCPAR Porto de São Francisco do Sul, enviaram, nessa quinta-feira, dia 14 de julho, o Termo de Compromisso para o Porto de São Francisco do Sul. O documento traz os detalhamentos do processo que vai destinar sedimentos dragados na Baía da Babitonga para o uso benéfico na recuperação e proteção da orla de Itapoá, e na reconstituição do sistema de dunas embrionárias – processo conhecido popularmente como “engorda”.
A Comissão se reuniu na noite da última quarta-feira, dia 13/07, no Núcleo de Desenvolvimento Sustentável (NDS) da Prefeitura de Itapoá, para revisar e fazer os ajustes finais no Termo. O encontro foi a última etapa de avaliação e elaboração do documento que vem sendo trabalhado desde a primeira reunião realizada no dia 30 de maio, na sede do Porto Itapoá, com os responsáveis da SCPAR Porto de São Francisco do Sul, técnicos da empresa de consultoria ambiental e a comissão do Município de Itapoá, incluindo o prefeito Marlon Neuber. Na ocasião, foram apresentados o projeto conceitual da obra e as estimativas de custo.
Logo após a reunião, no dia 28 de junho, a SCPAR Porto de São Francisco do Sul enviou o documento intitulado “Projeto Uso Benéfico dos Sedimentos Dragados na Recuperação e Proteção da Orla do Município de Itapoá e de Reconstituição do Sistema de Dunas da Praia da Figueira do Pontal e da Praia Pontal do Norte até a Praia da Princesa do Mar”, possibilitando o pedido feito no dia 07 de julho, junto à Secretaria do Patrimônio da União (SPU) para obter autorização de obras em imóvel da União. O pedido está tramitando sob número SC03268/2022.
Com o envio do termo, a expectativa do Município de Itapoá é de que as tratrativas com a SCPAR Porto de São Francisco do Sul avancem para que a obra seja iniciada. “A recuperação e a proteção da linha de costa devem impactar positivamente nos setores logístico, turístico e econômico, além de ser de grande importância para a preservação ambiental da nossa orla”, diz Marlon Neuber, prefeito de Itapoá.
Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapoá.
Leia também:
Rodovia Via Mar: novo corredor viário promete desafogar o trânsito no Litoral Catarinense
Avião de pequeno porte faz pouso forçado na BR-101 em Garuva
Vem aí a “Corrida Itapoá 36 Anos”
Relacionado
Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com
Nara
Infelizmente ninguém liga pro meio ambiente. Políticos querem saber o quanto irão lucrar. Tem que haver outra solução que não seja mexer com a natureza de uma forma tão agressiva .
Noeli de Fatima Zenatti Barrozo.
Boa tarde. Alguma. Posição sobre a engorda da praia de Itapoa. A muito tempo esperada pela populacao. Parabens Jefersom. Acredito que todos estao felizes com sua adm.
Nilva Maria Sbruci de SOUZA
Olá, grata pela lembrança do meu nome, na colaboração de imagens na página do colaborador Júlio Penteriche, (Praia de Itapoá),
acredito que morando aqui devo honrar e colaborar para que só o melhor prospere, abraço fraterno, Nilva Maria.
Raul Mello
Há algum projeto de revitalização da orla para a barra do sai. Estive caminhando hoje e a degradação causada pelo mar é enorme. Se algo não for feito em breve, a praia começará a ficar repleta de escombros. Afugentando boa parte dos turistas.
4 comments