
Obras de expansão do Porto Itapoá seguem cronograma planejado

Terminal terá mais 200 mil m² de pátio e sua capacidade de movimentação será dobrada até o fim de 2023
As obras de expansão do Porto Itapoá já tiveram início e serão concluídas até o fim de 2023. A expansão representa um importante passo para as atividades do Terminal, uma vez que a capacidade de movimentação de carga vai praticamente dobrar. O pátio vai dos atuais 250 mil m² para 455 mil m².
As obras seguem o cronograma, sendo que atualmente estão na etapa dos trabalhos de infraestrutura de drenagem, com instalação da tubulação e concretagem das placas de proteção. A próxima fase da obra, programada para iniciar em junho, é chamada de aterro de sobrecarga. A expansão será fruto de um investimento de R$ 750 milhões.
O presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner, mostrou satisfação em ver o bom andamento da obra. “Temos feito constantes investimentos em infraestrutura e tecnologia, sempre com foco em desempenho”, ressaltou. “Essa expansão vai nos proporcionar aumentar nossa capacidade de movimentação, passando de 1,2 milhão de TEUs por ano para 2 milhões de TEUs”, explicou Schreiner.
Investimento em infraestrutura
Com a previsão de ampliar sua capacidade de atendimento, o Porto Itapoá vem fazendo investimentos em infraestrutura. Foram adquiridos mais cinco RTGs, guindaste móvel sobre pneus, próprio para movimentação de contêineres no pátio. O Terminal já conta com 17 destes equipamentos, da marca ZPMC, mas os novos serão operados por controle remoto – o Porto Itapoá será o primeiro do Brasil a contar com essa tecnologia. A entrega dessas máquinas será em janeiro de 2023.
O Porto Itapoá também adquiriu duas novas empilhadeiras Reach Stacker – já em operação – que serão empregadas nas operações no pátio do Terminal. O objetivo é potencializar o atendimento entre navio e o pátio, complementando as operações com o RTG, um guindaste móvel usado em operações dentro de portos para movimentar e empilhar os contêineres.
Outra importante aquisição são os nove caminhões terminal tractors (TTs) – que chegam em julho -, além de nove buggies, as “carretas” dos TTs – que já chegaram. Os veículos juntam-se à frota de 40 unidades da marca Rucker, que podem carregar, cada um, 65 toneladas, equivalente a dois contêineres de 20 pés.
Desenvolvimento regional
A ampliação da capacidade de movimentação do Porto terá impacto direto no município, aumentando a arrecadação via ISS (Imposto Sobre Serviço). Outro importante detalhe, a ampliação do Terminal torna mais atrativa a chegada de outras empresas que prestam suporte à atividade portuária em Itapoá e Garuva. Assim, além do aumento do ISS gerado por elas, as mesmas poderão gerar empregos de diferentes naturezas, em toda a região.
Sobre o Porto Itapoá
O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.
Sua localização privilegiada, na Baía da Babitonga, proporciona condições seguras e facilitadas para a atracação dos navios. Com águas calmas e profundas, a Baía é ideal para receber embarcações de grande porte, uma tendência cada vez mais adotada na navegação mundial.
Da Logos Conexão e Conteúdo, Assessoria de Imprensa do Porto Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.
Leia também:
Orquestra Prelúdio emociona Itapoá com trilhas de filmes clássicos em concerto inesquecível
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina lança sua campanha do agasalho 2025
Itapoá recebe concerto da Orquestra Prelúdio com trilhas de clássicos do cinema
Relacionado
Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá no qual segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@tribunadeitapoa.com.br
GIOVANNI
Ótimo que o Porto faça expansão e traga investimentos, desenvolvimento e empregos pata a população, em contrapartida deveria estar anunciado melhorias de acesso e um investimento na rodovia, pois se o Porto vai quase dobrar sua capacidade de operação, imagino que também vão aumentar quase o dobro os caminhões. A SC 415/416, principalmente a SC 415 de acesso à estrada do Porto ( SCC416). Em época de temporada será um desafio andar ao meio de tantos caminhões e com uma rodovia tão limitada.
Creio que a rodovia decrua fazer parte do conjunto de investimentos. Não vi na matéria citando algo sobre os acessos ao porto. Desta forma parece um crescimento isolado, só do Porto, e a população ao lado fica ” a ver navios”…
Thiagão
Prezado Giovanni,
sua preocupação é muito válida e é a mesma de muita gente em Itapoá, porém a matéria em questão foca somente a ampliação do Porto. Já publicamos muitas outras matérias que focam os previstos investimentos em infraestrutura e serviços na região, especialmente em relação à duplicação do acesso a Itapoá. Copio alguns links abaixo de matéiras que tratam sobre esse tema, para o seu conhecimento:
2 comments