No Dia Mundial da Água, a Itapoá Saneamento destaca a importância do uso consciente
Em 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água, data em que todos celebram os benefícios deste recurso natural. A água tratada é importante para a saúde e a qualidade de vida. Quando abrimos as torneiras, a água já está própria para o consumo. Mas será que todos sabem qual é o caminho que a água faz até chegar às nossas casas?
Em Itapoá, a água bruta é captada no rio Saí Mirim. Este local é regulamentado pela legislação, garantindo a qualidade. Essa água segue para as Estação de Tratamento de Água (ETA) Maria Catarina, na qual várias etapas são executadas para garantir o tratamento adequado. Esse tratamento começa com o ajuste do pH da água, que depois recebe coagulantes, transformando as partículas sólidas em flocos pesados, o que é chamado de coagulação. O próximo passo é a floculação, quando ocorre uma mistura lenta da água, que faz com que as partículas de sujeira se aglutinem em flocos, para facilitar sua remoção no processo de decantação, no qual as impurezas vão se separar da água e, na sequência, a água filtrada. Depois de filtrada, é adicionado cloro na água, para eliminar germes e garantir sua qualidade na chegada ao consumidor.
Todos esses procedimentos envolvem profissionais qualificados e investimentos feitos pela Itapoá Saneamento em estrutura e tecnologia. Mas a água ainda tem uma parte importante do caminho a percorrer, antes de chegar até as torneiras. O último processo na ETA é a fluoretação, o que reduz a incidência de cárie dentária. Toda a água produzida vai para os reservatórios e, depois, chega nas casas, para o consumo.
“A Itapoá Saneamento tem a missão de comemorar o Dia Mundial da Água, cumprindo o compromisso de prestar o serviço para a comunidade, com ética e respeito, levando a todos o bem mais precioso para a vida”, destaca o diretor de operações da companhia, João Roberto Rocha Moraes.
Todos os esforços promovem mais qualidade de vida e saúde. No entanto, é importante que a água que chega a nossas torneiras seja utilizada de forma consciente. É possível repensar a forma como a utilizamos, avaliando se ela deve ir para o ralo ou pode ser reaproveitada em outras atividades.
Sobre a Itapoá Saneamento
Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Itapoá Saneamento assumiu os serviços de tratamento e distribuição de água no município de Itapoá em outubro de 2012. A concessionária atende a 21 mil pessoas e atua para universalizar o acesso da população aos serviços de saneamento. É controlada pela EBS e pela Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.
Da Assessoria de Comunicação da Itapoá Saneamento, com adaptação da Tribuna de Itapoá.
Leia também:
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB - 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Ne...
Nascido em Itapoá no ano de 1971, Jefinho, como é conhecido, conta que seu pai e avô estiveram entre os pioneiros da cidade, tendo fundado uma serraria nos anos 1970. Vereador por três mandatos consecutivos (de 2009 a 2020), o ex-prefeito e agora pre...
Li as informações sobre o importante processo de tratamento de água!
Gostaria de registrar aqui como
moradora de Itapoa, que venho observando com muita tristeza o desmatamento das margens do rio Sai Mirim, uma agressão sem precedentes à natureza e um risco muito sério para o abastecimento futuro…
Também a que ser considerada a rede de esgoto; a canalização, o tratamento e a devolução ao meio ambiente… nossa querida e linda Itapoa precisa ser cuidada e preservada com muita atenção e carinho, considerando o crescimento astronômico de habitantes e consequentes ações de prevenção e preservação da natureza e qualidade de vida.