São Francisco do Sul e Itapoá unem esforços pela pavimentação de trecho da Costa do Encanto
Na manhã dessa sexta-feira, dia 26 de fevereiro, o vice-prefeito Jeferson Rubens Garcia e o secretário municipal de Agricultura e Pesca de Itapoá, Edson Cunha Speck, estiveram reunidos com o prefeito de São Francisco do Sul, Godofredo Gomes Moreira Filho, e a equipe dele, para tratar da retomada das obras de pavimentação da via que liga São Francisco do Sul a Itapoá, pertencente ao projeto Costa do Encanto.
Ambas as prefeituras trabalharão em parceria nas tratativas para destravar a situação a fim de que a obra continue.
Essa foi uma primeira reunião das gestões municipais que assumiram as duas cidades neste ano de 2021. Agora, as duas prefeituras encaminharão agenda para uma reunião na Vila da Glória, em São Francisco do Sul, com a participação de Tiago Vieira, secretário estadual da Infraestrutura de Santa Catarina na segunda quinzena do mês de março.
O foco das discussões é a pavimentação do trecho de 11 km que ainda não foi pavimentado e liga o Trapiche da Vila da Glória até a comunidade da Jaca em Itapoá.
A obra está parada por decisão judicial, após solicitação do MPF (Ministério Público Federal), que exige um estudo de conformidade ambiental por parte da Secretaria de Infraestrutura do Estado. A solicitação para a presença do secretário da pasta na próxima reunião é justamente para tratar desse encaminhamento. A decisão judicial em questão foi proferida em agosto de 2019 e as discussões sobre o tema acabaram esfriando por causa da pandemia, frustrando
A Tribuna de Itapoá conversou com o vice-prefeito de Itapoá, Jeferson Garcia. Ele lembrou que muitos dependem dessa pavimentação: “pessoal da Vila da Glória, para utilizar o PA (Pronto Atendimento) de Itapoá; morador da Vila que trabalha em Itapoá; o turista que está hospedado em Itapoá e deseja visitar a Vila”. Em toda chuva mais forte ou duradoura, a estada que liga Itapoá a Vila da Glória fica intransitável a carros pequenos. Muitos moradores da Vila que procuram o nosso site para reclamar da situação a cada período chuvoso, consideram desproporcional o tamanho do imbróglio jurídico que a questão tomou em detrimento dos tantos benefícios que a pavimentação pode trazer à população.
Publicar comentário